Estado lança aplicativo para a gestão de desastres e emergências

04/05/2015 - 09:02

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil e a Companhia de Tecnologia da Informação e da Comunicação do Paraná (Celepar) lançaram nesta quinta-feira (30), em Curitiba, a plataforma móvel do sistema paranaense de gestão de situações de desastres naturais. Disponível, a princípio, para dispositivos que usam o sistema Android, o aplicativo permite que gestores dos 399 municípios paranaenses possam gerenciar e planejar as ações em casos de desastres e emergência, de forma mais ágil.

“É uma ferramenta que vai facilitar o trabalho dos agentes da Defesa Civil dos municípios paranaenses, pois possibilita um mapeamento mais preciso de todos os riscos e os meios disponíveis para enfrentar os desastres”, explica o Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil e Secretário Chefe da Casa Militar, coronel Adilson Castilho Casitas.

O aplicativo é um aperfeiçoamento do Sistema Informatizado de Defesa Civil (SisDC), criado em 2006 e premiado neste ano pelo Escritório de Estratégia Internacional para Redução de Desastres (UNISDR), da ONU, como referência de tecnologia na área de Defesa Civil.

DIFERENCIAL – O novo recurso permite que os agentes da Defesa Civil coloquem as informações dos locais onde estiverem, mesmo que não tenham acesso à Internet, facilitando o trabalho de campo. O aplicativo pode ser usados em computadores, celulares ou tablets.

“Após um ano e meio de estudos e testes, estamos oferecendo aos municípios do Paraná uma ferramenta móvel que poderá facilitar a marcação dos locais com riscos, sem o uso da internet”, diz o Coordenador Executivo da Defesa Civil, coronel Edemilson de Barros.

O trabalho dos agentes é cadastrar no sistema as áreas de riscos, com fotos e mapas, e também indicar os locais que oferecem infraestrutura para acolher a população e amparar os moradores com todos os recursos necessários em caso de desastre. “Ele garante a criação de um banco de dados para tratamentos de crise, permitindo que a Defesa Civil veja esses dados e possa comandar e dar apoio a população em meio a desastres e problemas”, explica o diretor-presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite.

REFERÊNCIA – Apresentado na 3ª Conferência Mundial das Nações Unidas sobre a Redução do Risco de Desastres, realizada no Japão, em abril, o SisDC se tornou referência internacional. Autoridades e agentes de outros estados e países têm vindo ao Paraná para conhecer o recurso e aplicá-lo em suas cidades.