Encerramento do 61º CADAN - Curso de Avaliação de Danos 17/10/2008 - 13:10

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (16), no Colégio da Polícia Militar do Paraná, a cerimônia de encerramento do 61º CADAN – Curso de Avaliação de Danos. Ao todo, 30 membros do sistema de Defesa Civil receberam seus certificados e material de apoio. O Maj. Osni José Bortolini, Chefe da Divisão de Defesa Civil do Paraná foi quem esteve representando o Ten.- Cel. Washington Alves da Rosa, Coordenador Estadual de Defesa Civil e Secretário Chefe da Casa Militar.

O objetivo do curso foi capacitar os profissionais no preenchimento de documentações da Defesa Civil com respeito à análise dos dados sobre os danos causados por desastres, sem as quais não ocorrem a homologação e o reconhecimento das Situações de Emergência e Estado de Calamidade Pública.
Com relação à proposta do curso, o Sd. Silvio Rodrigo Ribas de Araújo Correia, aluno do curso e componente da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, relatou que o conhecimento adquirido ao longo da semana irá otimizar o seu trabalho como analista de todos os processos e relatórios, que são enviados de forma eletrônica à CEDEC. Os manuais e a estrutura oferecidas pela equipe organizadora vieram a atender todas as expectativas dos alunos.

Nessa edição, o CADAN contou com um diferencial: o curso foi adequado à realidade do Estado do Paraná, que possui um software desenvolvido para agilizar o processo dos relatórios em algum tipo de desastre. O SISDC revolucionou o registro dos formulários, facilitando a comunicação entre os municípios e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.
O Maj. Bortolini ressaltou a importância do curso que, além de certificar os participantes, lhes atribui enorme responsabilidade visto que, agora deverão multiplicar seus conhecimentos nas Coordenadorias Regionais e Municipais.

Confira as fotos do evento

Defesa Civil somos todos nós