Em parceria com Conselho Regional de Psicologia do Paraná, CEPED/PR oferta cursos de capacitação para profissionais da saúde, a partir de agosto 29/06/2017 - 10:50

Após encontro entre o diretor do CEPED/PR, Capitão Eduardo Gomes Pinheiro, junto à diretoria do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR), realizado na última sexta (18), foi iniciado o processo de cooperação técnica entre a instituição e o Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres com o conselho. A adesão à Redesaste (grupo de organizações que fomentam a pesquisa científica sobre o tema no Paraná) permite que o conselho fiscalize e desenvolva ações, as quais os membros da 1° Subrede Temática de Psicologia do Desastre, realizam.

De acordo com o Capitão Pinheiro, a parceria com o CRP-PR “garantirá o cumprimento dos procedimentos éticos estipulados na legislação. Desta forma, o trabalho realizado pelos profissionais de saúde terá o amparo institucional da entidade”, diz.

Durante o encontro, estipulou-se em agenda a produção de cursos de capacitação para agentes de saúde. O objetivo é que os profissionais adquiram um preparo básico para lidar com as pessoas envolvidas antes, durante e depois do desastre. Os cursos serão aplicados no 2° semestre, de modo presencial e gratuito e acontecerão em diferentes regiões do estado. A proposta será encaminhada para agentes convidados formalmente pela Defesa Civil.

O conteúdo e as metodologias de aprendizagem são desenvolvidos pelos gestores da subrede, com o apoio técnico da seção de Ensino e Extensão do CEPED/PR. A Subrede Temática de Psicologia ainda terá outras atividades que visam atender os afetados por desastres. Neste momento, os esforços estão destinados à capacitação de profissionais de saúde, uma vez a participação no curso é pré-requisito para formação da brigada voluntária.

Orientações
O Conselho Federal de Psicologia (CFP), por meio de nota técnica “Gestão Integral de Riscos e de Desastres” destaca a importância da psicologia se vincular às ações que visam reduzir os riscos da população em desastres socioambientais e tecnológicos, assim como reforça o desenvolvimento de planos para a saúde mental e atenção psicossocial.

1° Subrede Temática de Psicologia do Desastre
Originária a partir de contatos realizados desde 2007 entre o diretor do CEPED/PR, psicólogos e pesquisadores da área, observou-se a necessidade de encontrar ambientes que propiciem o estudo do desastre nas diferentes áreas do conhecimento. Fundada em 2017, a 1° rede temática da Redesastre integra instituições voltadas a cada área do saber.

Na subrede de psicologia, professores e pesquisadores na área de saúde orientam participação de acadêmicos, que exercem a prática profissional em psicologia comunitária e da saúde. O trabalho de campo aliado à prática profissional contribui para a eficácia das ações desempenhadas pela Defesa Civil no Estado do Paraná.

Fonte: http://www.ceped.pr.gov.br/2017/06/103/Em-parceria-com-Conselho-Regional-de-Psicologia-do-Parana-CEPED-PR-oferta-cursos-de-capacitacao-para-profissionais-da-saude-a-partir-de-agosto.html