Educação + Participação : uma HQ para a redução do risco de desastres 09/11/2017 - 09:00

O Cemaden Educação – projeto do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – e o Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp- de São José dos Campos) lançaram a revista em quadrinhos “Educação + Participação : uma equação para redução do risco de desastres”. Destinada principalmente aos estudantes do ensino médio, a publicação integra aventura, conhecimentos, monitoramento de inundação e até cenas de romance.

O lançamento da revista em quadrinhos ocorreu durante Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT-2017), realizada em São José dos Campos (SP), entre os dias 25 e 27 de outubro, com o tema “A matemática está em tudo”. O evento contou com a presença de cerca de 320 estudantes, professores de 15 escolas de vários municípios do Vale do Paraíba (Lorena, Cunha, São Luiz do Paraitinga, Caçapava, São José dos Campos, Campos do Jordão e Paraibuna), Ubatuba, Vargem Grande do Sul e de São Paulo, todas parceiras do Cemaden Educação.

Dentro da programação da SNCT, na Feira de Ciências, as escolas mostraram os resultados de suas pesquisas com pluviômetros, maquetes, estação meteorológica com arduíno e, também, sua criatividade no Sarau Ma[temático] Artístico. Cientistas do Cemaden, Inpe – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e Unesp, parceiros na organização da SNCT-2017 no Vale do Paraíba, ofereceram palestras e diversas oficinas sobre o tema.

“Muitos de vocês vão se identificar nessa revista, pois elaboramos a história com base na realidade e nas experiências relatadas nos projetos desenvolvidos pelas escolas”, enfatiza a pesquisadora e antropóloga Rachel Trajber, coordenadora do Projeto Cemaden Educação, durante o lançamento da história em quadrinhos. A HQ apresenta, em linguagem acessível, a ocorrência de um desastre socioambiental, suas causas, mostrando a força da escola na produção do conhecimento, o envolvimento da comunidade e a participação da Defesa Civil nas ações de prevenção e redução dos riscos nas áreas vulneráveis.

A publicação contou com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com o apoio da Associação de Especialistas Latinoamericanos de Sensoriamento Remoto (Selper) e patrocínio da Visiona Tecnologia Espacial.

Educação + Participação : uma equação para redução do risco de desastre está disponível no ISSUU e flipsnack:

https://issuu.com/cemadeneducacao/docs/educac__a__o_prevenc__a__o

https://www.flipsnack.com/Cemadeneducacao/educa-o-participa-o.html

(Fonte: Ascom-Cemaden)

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