Educação Ambiental é tema em evento do Dia do Rio Iguaçu, em Foz 17/11/2017 - 15:56

Ações ambientais executadas por escolas, entidades públicas e privadas para limpar e recuperar toda a extensão do Rio Iguaçu foram apresentados na manhã desta sexta-feira (17), durante as comemorações do Dia do Rio Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no Oeste do estado. O evento contou com a participação a vice-governadora Cida Borghetti que é a coordenadora do comitê de revitalização do Rio Iguaçu. Mais de 40 entidades públicas, privadas e da sociedade civil organizada participam do projeto liderado pelo Governo do Estado com o apoio de prefeituras e Governo Federal.

“Os trabalhos de recuperação e preservação da bacia do rio Iguaçu estão em andamento há dois anos. Todas as ações ocorrem com a união dos setores público e privado com a participação essencial da sociedade civil. Juntos estamos revitalizando o rio mais importante do Paraná e toda a sua vegetação”, afirmou a vice-governadora, que foi a autora da lei que instituiu o Dia do Rio Iguaçu (17/11), comemorado nesta sexta.

Com cerca de 1,3 mil quilômetros de extensão e 23 afluentes, o Rio Iguaçu é o maior rio do Paraná, sua bacia hidrográfica envolve 113 municípios e ocupa 33 % do território do estado.

BELÉM - Cida Borghetti adiantou que nas próximas semanas o Governo do Estado e a prefeitura de Curitiba anunciarão um grande plano de ação para a despoluição do Rio Belém, um dos principais afluentes do Iguaçu, que corta a capital.

“Vamos dar início a este projeto emblemático que trará qualidade a toda a população. O Rio Iguaçu começa na região metropolitana de Curitiba e chega até Foz do Iguaçu nesse encontro maravilhoso com o Rio Paraná, desaguando nas Cataratas do Iguaçu que é um cartão postal do Brasil para mundo”, frisou.

De acordo com ministro da Saúde, Ricardo Barros, que também esteve presente no evento, o Governo Federal está dispondo de recursos para a recuperação do rio.

“O Ministério das Cidades é quem opera esta área e nós estamos fazendo uma ação integrada. Nas próximas semanas serão anunciados mais de R$ 1,2 bilhão em recursos de saneamento no Paraná. Todas as cidades estão envolvidas e em especial a recuperação do Rio Belém na capital”, explicou.

FOZ - O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, elogiou as parcerias e afirmou que a revitalização da bacia do Rio Iguaçu é uma garantia para os municípios que dependem do rio economicamente. “Foz do Iguaçu através das Cataratas, depende que este rio seja preservado e se torne cada vez mais uma potência da natureza. Trabalho importante para o futuro da economia e da sustentabilidade da nossa região”.

Segundo o presidente da Companhia Paranaense de Saneamento, a Sanepar, Mounir Chaowiche, a parceria da instituição com Foz do Iguaçu é referência em todo o estado.

“São mais de R$ 116 milhões de investimentos em saneamento no município e mais R$ 46 milhões assegurados para uma nova estação de tratamento de água, garantindo abastecimento para os próximos 30 anos”, disse.

AÇÕES - Além das iniciativas próprias, o Governo do Estado vem articulando o apoio de outros países que tiverem experiências exitosas na recuperação de rios urbanos. Já foram assinados termos de parceria com a Coreia do Sul e com a Hungria.

Em pouco mais de dois anos, o Grupo Gestor do Rio Iguaçu (GGRI), coordenado por Mario Celso Cunha da Sanepar, já plantou mais de 400 mil mudas de árvores nativas, retirou mais de 500 mil toneladas de lixos dos rios e realizou ações de educação ambiental, drenagem e de muros de contenção ao longo das margens dos rios que formam a bacia. O monitoramento e pesquisas da qualidade da água, em parceria com as prefeituras, passou ser frequente.

GRUPO GESTOR - O governador Beto Richa instituiu em 2015, por meio do decreto número 1589, o Grupo Gestor do Rio Iguaçu (GGRI), que desenvolve políticas e ações para recuperação do rio em suas áreas mais críticas e para manter a qualidade da água nos trechos onde ele ainda está preservado.

O programa conta com a ajuda das prefeituras, voluntários de Clubes de Serviço (Rotary e Lions), Escolas, Igrejas, Grupo de Escoteiros, Clubes de Mães e Associação de Moradores.

O Grupo Gestor é composto por 11 entidades oficiais do Paraná: Sanepar, Copel, Instituto Águas Paraná, Instituto Ambiental do Paraná, secretarias estaduais do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, do Desenvolvimento Urbano, do Planejamento, da Agricultura e Abastecimento, além do Lactec, Casa Civil e Vice-Governadoria.

PRESENÇAS - Também participaram do evento a deputada estadual Maria Victoria, os secretários municipais de Foz do Iguaçu da Agricultura Thiago Kodama, da Saúde Inês Weizemann, do Meio Ambiente Ana Biesek, as vereadoras Rosane Bonho e Nanci Rafain Andreola e demais representantes e lideranças.

Fonte: http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=96295&tit=Educacao-Ambiental-e-tema-em-evento-do-Dia-do-Rio-Iguacu-em-Foz