Durante o último final de semana a Defesa Civil do Paraná realizou simulado com integrantes voluntários da Rede Estadual de Emergência de Radioamadores 12/11/2018 - 15:49

O evento ocorreu no sábado dia 10 de novembro e envolveu todas as regionais de Proteção e Defesa Civil do Paraná.

O simulado teve como objetivo integrar os voluntários que compõem a Rede Estadual de Emergência de Radioamadores e os Coordenadores Regionais de Proteção e Defesa Civil. As atividades desenvolvidas foram o cadastro de residências em áreas de atenção, bem como o imageamento aéreo com uso dos drones em áreas de risco, onde foi simulando uma queda no sistema de comunicação convencional, como telefone e internet, devendo ser provida toda a comunicação do estado pela REER. Neste aspecto foi possível observar a importância deste grupo de voluntários que com sua estrutura conseguiram transmitir dados e informações acerca das atividades desenvolvidas, isto demonstrou claramente que em um desastre real conseguiríamos informações com precisão de todo o estado.

...” Podemos dizer que este Simulado teve a função de testar as equipes nas questões operacionais, também avaliou a capacidade de gestão na tomada de decisões do comando da operação com os demais envolvidos em situações críticas e sem o conhecimento da área, neste caso em algumas regionais sem nenhuma comunicação em Fonia com (CEGERD) – Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres, pois fomos informados do local e da situação uma hora antes, tudo isso para que o efeito surpresa confrontasse com a realidade. Ainda tivemos nesta data problemas na propagação de HF com raros momentos de abertura no Simulado, como também ausência da Rede de Echolink, PY5IGU, PY5TEL, praticamente em todo período, o que também serviu para avaliar como tais equipes iriam reagir sem nenhuma comunicação efetivamente estável”... Palavras do Sr. Fabio , Supervisor Geral da REER.

Esse tipo de evento tem um enorme grau de importância, pois assim podemos estar preparados e alinhados para os possíveis momentos críticos. Este simulado foi desenvolvido pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, mas com o a operacionalização e apoio de todas as Coordenadorias Regionais de Proteção e defesa Civil do Paraná e integrantes da REER.

REER
“Defesa Civil, Somos Todos Nós”