Desmoronamentos e soterramentos 02/03/2016 - 10:25

Bombeiros de todo o Paraná passaram por uma capacitação específica, ao longo da última semana, para aprimorarem seus conhecimentos sobre salvamentos em situações de desastres naturais, como desmoronamentos e soterramentos. O curso de Capacitação de Resgates em Estruturas Colapsadas, nível leve, foi promovido pelo 8º Grupamento de Bombeiros (8º GB) do Litoral Paranaense, na cidade de Guaratuba.

O curso foi desenvolvido a partir de parâmetros da agência Insarag (Grupo Assessor Internacional em Busca e Resgate, em tradução livre), que compõe a Organização das Nações Unidas (ONU) e tem por objetivo capacitar pessoas para atuar em desastres, funcionando também como organismo de coordenação da resposta a catástrofes súbitas.

Esse treinamento foi possível graças a uma parceria do Corpo de Bombeiros do Paraná com o Corpo de Bombeiros de São Paulo, o qual já é credenciado pela agência internacional como órgão certificador e que disponibilizou as equipes para instruírem os paranaenses.

O instrutor do curso, major Jeferson de Mello, veio de São Paulo e comentou a importância do treinamento. “Hoje, dentro do Brasil, há apenas um único estado que tem uma equipe de instrutores, pela ONU, dentro dessa metodologia, que é São Paulo. Estamos aqui repassando as instruções aos bombeiros paranaenses, dentro dessa metodologia. Posteriormente, iremos ministrar o curso de instrutor”, disse ele.

Ao todo, 30 oficiais de bombeiros participaram da capacitação. Entre eles, está o bombeiro Murilo Maltaca, 24 anos, que veio de Ivaiporã. “Nunca sabemos quando pode acontecer algum tipo de colapso dessa natureza, então temos que estar sempre prontos, treinando o mais próximo possível da realidade, pra chegar na hora e saber exatamente o que fazer”, opinou.

MULTIPLICADORES – A ideia é que os alunos formados no curso repassem o conhecimento adquirido para os demais colegas de trabalho, com foco nas escolas de formação de soldados que iniciaram no mês passado, em diversas regiões do Estado.

“É um momento bastante especial agora que estamos fazendo a inclusão de mais de 600 novos bombeiros, que já poderão receber esse treinamento mais moderno e com capacitação internacional. Esses profissionais poderão fazer parte de forças-tarefa em todo o mundo, visto que terão conhecimento dos protocolos internacionais”, afirmou o comandante do 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros do Litoral, coronel Paulo Henrique de Souza.

De acordo com o 8º GB, o município de Guaratuba foi escolhido como sede para realização do curso por abrigar um Centro de Treinamento, além do aspecto histórico: no dia 28 de janeiro de 1995, 29 pessoas morreram com o desabamento total de um edifício no balneário Brejatuba. Esta foi a maior ocorrência de desabamento já registrada no Estado.