Defesas Civis de todo país discutem as mudanças climáticas em congresso no Amapá 13/08/2024 - 18:13
Terminou nesta terça-feira (13) 1º Congresso Estadual de Defesa Civil, realizado no Amapá. Na ocasião também foi realizado o encontro do Conselho Nacional de Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil (CONGEPEDEC). Foram dois dias de palestras e discussões com representantes de 23 estados sobre o desafio das politicas públicas frente as mudanças climáticas e a frequência de eventos extremos dos últimos anos.
Para o Cel. Fernando Schünig, coordenador da Defesa Civil estadual do Paraná, os estados precisam estar articulados entre si. “Essa interação fortalece o desenvolvimento de políticas públicas e ações conjuntas. Precisamos estar sempre um passo à frente dos acontecimentos, preparados para atuar na prevenção, mitigação e no socorro, em especial nos casos mais graves”, destaca.
Temas relacionados às mudanças climáticas como as enchentes do Rio Grande do Sul, incêndios florestais, previsões do tempo, a salinização das regiões costeiras e os efeitos climáticos nas comunidades indígenas estavam organizados em seis eixos temáticos. O congresso foi organizado pela Coordenação de Proteção e Defesa Civil Estadual (Cedec) do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá, em parceria com o Conselho Nacional de Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil (CONGEPDEC).