Defesa Civil visita 32% dos municípios com novos prefeitos 30/01/2025 - 11:06

Equipes itinerantes da Defesa Civil Estadual estiveram em 66 municípios desde o início do ano. Os servidores tem a missão de percorrer 206 municípios até março deste ano, deste total, 176 têm à frente prefeitos que ocupam o cargo pela primeira vez.

A primeira tenente Joyce Saboia participou de alguns encontros pelo interior do estado. Ela destaca que as conversas tiveram ênfase na relevância das ações da equipe municipal. “Todos os municípios que a minha equipe visitou já estavam com o plano de contingência atualizado, tivemos a oportunidade de fazer uma avaliação e identificar ações que pudessem ser desenvolvidas como medidas de prevenção, preparação ou mitigação”, explica.

“Nesse contexto falamos também sobre o programa brigadas escolares, da cultura de prevenção e preparação dentro das escolas e da adesão dos municípios”, completa.

Em Capitão Leônidas Marques e Espigão Alto do Iguaçu, atingidos por desastres em 2023, os servidores estaduais estiveram nos locais das obras realizadas com o repasse estadual. A Defesa Civil Estadual viabilizou recursos do Fundo Estadual para Calamidades Públicas (FECAP) que foram usados para desobstrução de estradas rurais e execução de projetos de drenagem.

O calendário de orientações junto aos municípios visa fortalecer as medidas preventivas e assegurar que as prefeituras estejam preparadas para agir prontamente em caso de desastre. “Nossos profissionais possuem grande experiência e podem orientar as novas equipes que assumiram as atribuições da Defesa Civil recentemente”, afirma coordenador executivo da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Ivan Fernandes.

Litoral – a equipe do tenente Jean Ribeiro esteve nos sete municípios do litoral, cinco com novos prefeitos. Ele destaca a importância de estabelecer a equipe de defesa civil nos primeiros dias da nova gestão. “No dia 2 de janeiro o município de Antonina teve um evento de chuvas intensas e fortes rajadas de vento e isso trouxe diversos prejuízos. Nesse local por serem os primeiros dias do ano, a nova estrutura da defesa civil ainda não estava pronta e organizada”, relembra.

Neste caso, a Defesa Civil Estadual se mobilizou, oferecendo a ajuda necessária para o auxílio imediato à população atingida. “Logo após observamos que a estrutura foi montada para dar o suporte necessário naquela região. Esse trabalho unificado da Defesa Civil estadual e municipal foi fundamental para atender a população”, conta o tenente.

GALERIA DE IMAGENS