Defesa Civil reforça ações para evitar e diminuir danos provocados pelas chuvas 02/02/2011 - 17:40

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Paraná - representada pelo secretário-chefe da Casa Militar, Adilson Castilho Casitas, e pelo chefe da Divisão de Defesa Civil, Gilberto Gavlovski - participou da reunião do Conselho Nacional de Defesa Civil (Condec), realizada nesta segunda-feira (31) em Brasília. No encontro foram discutidas as principais ações para evitar e reduzir os danos provocados por desastres ambientais no país.


Foto: Maj. Gilberto

“Essa reunião foi importante como primeiro contato para ampliar os vínculos com os órgãos de Brasília. O Paraná precisa de políticas para que tragédias sejam evitadas. Para isso, é necessária a atuação conjunta do governo federal e estadual”, afirmou Gavlovski, chefe da Defesa Civil do Paraná.

Durante o evento, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, informou que será criada uma linha de financiamento pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no valor de R$ 600 milhões, para custear a estruturação dos órgãos de Defesa Civil do país, com mapeamento de áreas de riscos e áreas vulneráveis.

Participação CB

Foto: Maj. Gilberto

Para Gilberto Gavlovski, o Paraná necessita ampliar o diálogo com o governo federal para receber os recursos que tem direito. Ele afirma que no ano de 2010 o Estado deixou de receber repasses federais por não apresentar projetos de execução, como recursos do PAC para contenção de encostas.

“Vamos trabalhar na criação de projetos compatíveis com o exigido pelo governo federal. O Paraná precisa se adequar para não perder boas oportunidades de investimentos. O povo do Paraná terá o cuidado necessário,” afirmou Gavlovski.

Outro ponto destacado durante a reunião foi a criação de uma comissão especial que terá prazo de 60 dias para apresentar um relatório com foco no diagnóstico das recentes tragédias naturais ocorridas no Brasil.

Participação CB


Foto: Maj. Gilberto


O Condec é coordenado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional e composto por 15 membros efetivos do governo federal, estados, municípios e entidades da sociedade civil. A próxima reunião será na primeira quinzena de março, quando serão apresentados os orçamentos para o ano de 2011.

Fonte: Agência Estadual de Notícias.