Defesa Civil realiza apresentação de resultados do Fortalecimento da Gestão de Riscos e Desastres 29/01/2020 - 17:53

Na manhã desta quarta-feira (29), na sede da Defesa Civil Estadual reuniram-se representantes do Banco Mundial e técnicos do Estado para apresentação de resultados dos projetos implementados para o Fortalecimento da Gestão de Riscos e Desastres – FGRD, no Estado do Paraná.

As ações implementadas pelo Projeto Multissetorial, voltadas para desenvolvimento do Estado, contaram com a participação de diversas instituições para atingir certos objetivos que tivessem ganhos institucionais.

O Projeto de Fortalecimento da Gestão de Riscos e Desastres envolveu, por exemplo, a confecção de Estudos, levantamentos geológicos, produção de mapas e, principalmente, a criação de estruturas preparadas pelo monitoramento e para a resposta a desastres no Paraná, tanto no nível Estadual de gestão de situações catastróficas, quanto nas estruturas regionais para gestão local e resposta especializada.

Somente na vertente do FGRD, foram investidos aproximadamente R$ 32 milhões em ações que envolveram órgãos do Estado que são responsáveis pelas atividades de cartografia, geologia e hidrologia, além do Simepar, a atual Secretaria Estadual de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, e a Defesa Civil.

PARTICIPANTES - A reunião contou com as seguintes autoridades: Coronel Prestes, Comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, respondendo também pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil; Kjetil Hansen-Shino, Representante do Banco Mundial;  Nestor Braganholo,Sandra Santos, Gustavo Batista Machado, Marcia Batista Cardoso, Rafael Santiago Deconti, Sirlei Barchik, Ricardo F. Besena, Tobias de Freitas e Sônia Maria dos Santos da Secretaria de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes; Oscar Salazar Júnior, Victor Hugo Fucci e Jaqueline de Souza do Instituto Ambiental do Paraná;  José Eduardo, da Celepar e Joceli Bogusz da SEDEST.

CEGERD - O Centro Estadual de Gestão de Riscos e Desastres foi inaugurado em 2016 para realizar todo o monitoramento de desastres no Estado, integrando as bases de mapeamentos de risco, áreas de atenção, e informação meteorológicas provindas dos órgãos responsáveis, como o Simepar, para o envio de Alertas e acompanhamento das situações catastróficas.

O centro é composto por uma sala de monitoramento, uma sala de reuniões estratégicas e videoconferência e uma sala de imprensa, de forma que todas as etapas de tomada de decisão e informação para o público sejam realizadas.

É do CEGERD que são enviados os alertas à população. O Centro foi um grande avanço para a gestão dos Riscos e Desastres no Paraná.

FORÇAS-TAREFAS - Uma das vertentes abrangidas pelo projeto foi o fortalecimento Regional, provendo veículos e equipamentos para o atendimento a diversas situações desastrosas no Estado. É formada por postos de comando móveis e viaturas operacionais equipadas com equipamentos para salvamento em águas rápidas (como enxurradas), buscas em estruturas colapsadas (como no caso de desabamentos e deslizamentos), assim como para incêndios florestais e produtos perigosos.

“Defesa Civil Somos Todos Nós”