Defesa Civil promove curso de capacitação para as novas equipes municipais 30/01/2009 - 17:54

Com início na segunda-feira 26 até 30 de janeiro, o Curso foi dirigido aos representantes das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil - COMDEC na região de atuação da 8ª COREDEC. Com o objetivo levar o conhecimento sobre a Defesa Civil incluindo: legislação, operacionalização e administração no âmbito municipal, visto que alguns municípios tiveram novos prefeitos eleitos, trocando os coordenadores municipais de Defesa Civil.

O evento reuniu os municípios de Guaratuba, Matinhos, Morretes, Antonina, Paranaguá e Guaraqueçaba, localizadas no litoral do Paraná, cidades que geralmente têm previsões de enchentes, vendavais e chuvas de granizo, por isso necessitam ter uma COMDEC solidificada e bem planejada, para trabalhar em conjunto com a população na prevenção, ações de resposta e reconstrução.

Ao longo da semana de treinamento, os 17 participantes receberam palestras dos instrutores Cap. BM Antonio Hiller, Cap. BM Jonas Emmanuel Pinto, Cap. BM Edson Oliveira Ávila e Soldado PM Silvio Rodrigo Corrêa, que apresentaram o histórico da Defesa Civil, a legislação, programas desenvolvidos pela CEDEC: Mata Viva, Produtos Perigosos, Bombeiro Comunitário, SICOE, preenchimento de formulários para decretação de situação de emergência e estado de calamidade pública, planejamento e estruturação das novas equipes de municipais de Defesa Civil.

Na quinta - feira (29) os alunos tiveram a oportunidade de realizar uma atividade prática como, simulação de desastre, sob a supervisão dos instrutores. Os alunos tiveram que formar uma equipe para efetuarem um plano de resposta e preencher as documentações para a decretação de uma situação de emergência.

Após as atividades houve uma cerimônia de encerramento do curso e entrega dos certificados aos participantes. Na ocasião o Maj. Osni José Bortolini Chefe da Divisão de Defesa Civil da CEDEC, juntamente com os instrutores do Curso, fez uma referência à importância da capacitação das COMDEC, e do trabalho preventivo que estas equipes deverão realizar com a participação das secretarias municipais e a população.

Confira as fotos do evento

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil
Defesa Civil somos todos nós