Defesa Civil presente na Abertura Oficial da Operação Verão 26/12/2012 - 10:48

A Operação Verão 2012/2013 teve seu inicio oficial declarado no dia (20), em Matinhos, contou com a presença do Governador do Estado Beto Richa, secretários de Estado, prefeitos dos municípios do litoral e Policiais Civis, Policiais e Bombeiros Militares.

Durante este período de verão e férias há um aumento significativo na população litorânea, e pensando no bem estar dos turistas todos os anos o Governo desloca um efetivo maior para o litoral com o objetivo de auxiliar os que lá trabalham.

Com a chegada do verão também é muito típica a temporada de chuvas no Paraná, em especial no litoral, este fenômeno também tornou-se importante e tem sido acompanhado constantemente pelo governo do estado.

Após o evento “Águas de Março”, que ocorreu um 2011 que trouxe grande destruição, deixando muitas pessoas desabrigadas e desalojadas, estudos foram feitos e desenvolvidas técnicas e mecanismos para que as ações preventivas sejam eficazes.

A Defesa Civil Estadual juntamente com os órgãos que compõem o Grupo de Avaliação de Riscos – GRADE, estiveram presentes na abertura e apresentaram alguns materiais e equipamentos que são utilizados dia a dia e que serão empregados também durante a operação verão.

Toda a ação de avaliação, atendimento e resposta ocorrerá a partir do monitoramento e emissão de alerta do Simepar para a Defesa Civil. Com base nestes alertas serão analisados quais o procedimentos a serem tomados e neste momento técnicos do Instituto das Águas e da Mineropar juntam-se para que cada qual em sua área apresente seu parecer.

A Defesa Civil, além destes órgãos envolvidos conta ainda com o apoio da Rede Estadual de Rádio Amadores – REER, todos os esforços são no intuito de minimizar ao máximo danos a população.