Defesa Civil participa de lançamento do livro SICOE e aula inaugural de Curso de Extensão em parceria com a PUCPR 12/06/2009 - 18:00

No dia 15 de junho às 19h, será realizado o lançamento do livro “Sistema Integrado de Comando e Operações em Emergência” (SICOE), de autoria do Major Sérgio Gonçalves de Oliveira, com noite de autógrafos.

O livro que surgiu da parceria com a Associação da Vila Militar (AVM) foi fator decisivo para a implantação de um Curso de Extensão Universitária proposto pelo curso de Engenharia Ambiental na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC) – o primeiro curso da área oferecido no Brasil.

De acordo com o Major da Reserva do Corpo de Bombeiros Sérgio Gonçalves de Oliveira, o livro partiu da implantação do SICOE, no ano de 2004, na empresa Transportadora Gralha Azul Ltda. Ele explicou que a idéia hoje é fazer com que o SICOE, como decreto, saia do papel e se torne um plano desenvolvido como um alavancador da prevenção de desastres em empresas públicas e privadas de todo o país.

Ainda, na mesma ocasião, ocorrerá a aula inaugural do curso de extensão universitária Sistema Integrado de Comando e Operações em Emergência (SICOE) vinculado ao curso de Engenharia Ambiental da PUCPR. As demais aulas serão ministradas pelo próprio major. “Trata-se de um curso de extensão e não de especialização, permitindo a participação dos interessados que não possuem curso superior, atingindo um maior público”, explicou Gonçalves.

O período de aulas é entre 15 e 19 de junho. A promoção do curso vem da parceria entre a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) e o Corpo de Bombeiros com a PUCPR. A primeira aula ocorre na Sede da Associação da Vila Militar (AVM), localizada no bairro Rebouças, e as demais no Campus da PUCPR de Curitiba.

O evento, que será presidido pelo Secretário-Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Defesa Civil, Coronel Washington Alves da Rosa, contará a presença de representantes do IAP - José Luiz Bolicenha, da SESA - Suely Vidigal e Inês Vian, da Força Verde - Capitão Luiz de Hávila Júnior, da COPEL - Saint`Clair César Rabello da COPEL e do SIMEPAR - César Benetti do SIMEPAR. Além disso, a Secretária Nacional de Defesa Civil, Ivone Maria Valente se fará presente por meio de uma representante da Secretaria Nacional de Defesa Civil, prestigiando o evento.

SICOE – O Sistema Integrado de Comando e Operações de Emergência tem por finalidade integrar esforços dos órgãos públicos e da comunidade para fazer frente às adversidades dos desastres causados pela natureza ou por ação do homem, que coloquem em risco a integridade das pessoas, a segurança pública e o meio ambiente, estabelecendo normas gerais de ação.
O Decreto Estadual referente ao SICOE é o de nº 6416, de 11 de outubro de 2002.

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil – Comunicação Social