Defesa Civil estadual divulga balanço das chuvas das duas últimas semanas no Paraná 15/08/2008 - 17:10

Em duas semanas seguidas regiões diferentes do Paraná foram afetadas por eventos naturais. Granizo e chuvas com vento forte destruíram telhados, lavouras, árvores e espalharam prejuízos entre os dias 07 a 14 de agosto. Nesse período, o Sistema de Defesa Civil verificou o registro de 20 casos de queda de granizo, 4 de vendavais ou tempestades e 1 enxurrada.
Granizo
Cerca de 15 municípios da região oeste e sudoeste sofreram com a incidência de granizo. Milhares de pessoas tiveram o telhado da residência parcial ou totalmente destruído e precisaram se alojar em casas de parentes ou vizinhos. Na quinta-feira (7) o Secretário-Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Defesa Civil, Tenente Coronel Washington Alves da Rosa, foi pessoalmente conferir de perto os estragos em visita aos municípios da região. Sobrevoando as áreas, verificou o trabalho das equipes que estavam a avaliar os danos a fim de fornecerem subsídios para o preenchimento da documentação do Sistema Estadual de Defesa Civil. O Coordenador Estadual já havia determinado o deslocamento de uma equipe de avaliação e assessoria técnica da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, sediada em Curitiba, para que realizasse uma visitação em cada um dos municípios afetados. Esse acompanhamento permitiu uma padronização dos levantamentos e dirimiu dúvidas dos Prefeitos e Diretores de Operações dessas cidades.
 Telhado de fibrocimento
A resposta
Sempre que um evento natural dessa proporção acontece, imediatamente os telefones de emergência do Corpo de Bombeiros mais próximo ou do Bombeiro comunitário começam a tocar insistentemente. Normalmente a população clama por um atendimento imediato que acaba consistindo na primeira resposta com a distribuição de lonas para a cobertura das casas afetadas. Mais de cem bobinas de lonas foram aplicadas nesses municípios o que obrigou a Defesa Civil estadual a mobilizar-se num esquema logístico de reposição dessas bobinas às diversas unidades que cederam o material para as regiões afetadas. Em Curitiba, o Chefe da Divisão de Defesa Civil do Paraná, Major Bortolini, reunia dados que chegavam dos municípios, das unidades do Corpo de Bombeiros e acompanhava os registros inseridos no Sistema de Defesa Civil na Internet – único no país a disponibilizar preenchimento on-line pelos Diretores de Operações de Defesa Civil dos municípios paranaenses, previamente cadastrados e treinados. Essas informações abasteciam o Coordenador Estadual e o Governador, subsidiando o acompanhamento necessário para a recuperação das cidades mais afetadas.
Especialmente durante esse período, a previsão meteorológica do SIMEPAR em forma de alertas meteorológicos foram repassadas à equipe de avaliação do interior, garantindo informações atualizadas sobre a possibilidade de novos eventos.
Vários prefeitos estiveram em Curitiba apresentando as dificuldades encontradas munidos da documentação já preenchida, possibilitando o apoio do Governo do Estado com o envio de lonas e telhas, adotando-se como critério o atendimento à população mais carente, incapaz de reconstruir suas propriedades com recursos próprios.
Vendaval e mais granizo
Nessa última quarta-feira (13) municípios como Guarapuava, Irati, São José dos Pinhais, Almirante Tamandaré, Fazenda Rio Grande e Tijucas do Sul foram afetados por um forte vendaval e, no caso de Tijucas do Sul, pelo granizo que afetou cerca de 300 casas. Novamente a mobilização do sistema de defesa civil proporcionou o rápido levantamento de dados e o apoio às populações mais carentes.
Previsão
Para os próximos dias não há alertas meteorológicos de temporais no Paraná, entretanto, como é praxe, a Defesa Civil permanece de plantão para atuar repassando alertas e, caso necessário, em emergências que afetem a população paranaense.