Defesa Civil entrega alimentos para comunidades indígenas do Oeste do Paraná 06/04/2009 - 13:30

A Defesa Civil entregou, sexta-feira 3, para as comunidades Guaranis de São Miguel do Iguaçu e Santa Helena pouco mais de 1,4 tonelada de carne bovina enlatada para atender as 120 famílias que vivem na aldeia Avá-Guarani, em São Miguel do Iguaçu e para cerca de 10 famílias indígenas que moram em Santa Helena.

Para o cacique da aldeia Ava-Guarani, Simão de Turetá Villalva estes alimentos vão ajudar muito a comunidade nesta época. “Nossa área é pequena e não tem sustentabilidade. O plantio de milho e a criação de galinha não são suficientes para atender todas as famílias durante o ano todo. A gente sempre precisa de ajuda”, comenta.

A distribuição é uma ação da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, com o apoio das coordenadorias Regional e Municipal e, segundo o chefe da divisão da Defesa Civil Osni Bortolini, atende uma solicitação do Ministério Público e da Funai e faz parte da ajuda humanitária para acabar com a desnutrição entre os índios, principalmente a infantil.

O Paraná tem 14 mil índios em 2,6 mil famílias das etnias Kaingang, Guarani e cinco últimos remanescentes da tribo Xetá. A notícia da morte de crianças por desnutrição mobilizou vários órgãos do governo. A distribuição emergencial de alimentos começou pelas aldeias onde a falta de alimentos é maior. Inicialmente o Governo distribuiu mais de 20 toneladas de alimentos como arroz, feijão, farinha de trigo e de mandioca.

Em São Miguel do Iguaçu participaram da distribuição os representantes da Coordenação Regional da Defesa Civil, Sargento Cláudio Ferreira da Silva e Sargento Lopes e o integrante da Defesa Civil Municipal, Edvaldo Brighente e o representante da Secretaria Municipal de Ação Social, Luiz Mariano.