Defesa Civil e Corpo de Bombeiros resgatam alunos do Paraná em SC 25/11/2008 - 21:40

Os mais de 120 estudantes paranaenses que estavam isolados desde o sábado (22) no Parque Aquático Cascanéia, na cidade de Gaspar, em Santa Catarina, foram resgatados nesta terça-feira (25) pela Defesa Civil e pelo Corpo de Bombeiros do Paraná. Eles chegaram em Curitiba no final da tarde. A ação foi realizada em conjunto com a Defesa Civil de Santa Catarina. Além dos estudantes, outras 480 pessoas foram retiradas do parque.

A mãe Solange de Paula Silva reencontra a filha Caroline Paula da Silva. Foto: Roberto Dumke - SECS

De acordo com o major Samuel Prestes, do Grupo de Operações do Socorro Tático do Corpo de Bombeiros, a equipe, com nove integrantes da Defesa Civil paranaense, chegou ao parque após caminhar por uma estrada rural. “Foram levadas algumas máquinas que começaram a desobstruir o caminho, além de desatolar os ônibus. Assim, o pessoal pôde sair”, disse Prestes.

Os turistas que não estavam com os ônibus no parque passaram, com a ajuda dos policiais, por uma passarela de madeira montada pela Defesa Civil e embarcaram nos ônibus que estavam à espera na estrada. Foi o caso dos alunos do Colégio Roberto Langer Júnior, de Curitiba. Da excursão, que seguiria para o Beto Carreiro, participaram 40 alunos, três professores e dois pais.

O ônibus que trouxe as crianças que ficaram ilhadas em Gaspar. Foto: Roberto Dumke - SECS

“Os policiais nos ajudaram muito, tomaram o maior cuidado com a gente. Pegaram na mão das crianças, ajudaram os mais velhos. Fomos muito bem amparados. Estávamos seguros”, contou Rosângela Mendes Guimarães, mãe de Elisama Mendes Guimarães. O marido, Henrique Rocha Guimarães, esperava ansioso pela chegada delas. “Estava tranqüilo porque sabia que elas estavam bem amparadas. Se os policiais não estivessem lá, aí sim eu ficaria preocupado. A atuação deles foi fundamental”, salientou Henrique.

A professora de Educação Física do Colégio, Alexina Ferreira, destacou a atuação da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. “Temos que agradecer ao governador Roberto Requião, que enviou os policiais para nos ajudar. Eles levavam comida e remédios. Fomos muito bem atendidos durante todos esses dias”, relatou. Alexina ressaltou ainda que não havia falta de energia elétrica porque o parque possui gerador. “Estávamos racionando a energia porque não sabíamos até quando poderíamos ficar lá, mas secamos roupa e víamos televisão”, contou.

De acordo com os estudantes, o clima era de tranqüilidade. Eles, inclusive, aproveitaram para brincar e conhecer outras pessoas. “Foi divertido e preocupante ao mesmo tempo”, disse a aluna Carolina Paula da Silva, 12 anos. “Todo mundo se ajudava, comíamos bem, conhecemos muita gente. O período de mais tensão foi quando vimos e ouvimos a explosão do gasoduto. Não sabíamos o que estava acontecendo e ficamos com medo. Muitas pessoas choraram”, disse Carolina.

A mãe dela, Solange de Paula, disse que ficou mais tranqüila quando conseguiu falar com a filha na segunda-feira (24), à noite. “Eu vi que ela estava bem, alimentada e com amparo dos policiais da Defesa Civil. A atuação deles foi excelente, ajudando durante todos esses dias e conseguindo tirar as crianças de lá o mais rápido possível. Sabemos da dificuldade do tempo e das condições de acesso ao local”, afirmou Solange.

A diretora do Colégio, Marilda Aparecida dos Reis Santos, também destacou a importância da atuação da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros do Paraná. “Temos que ter em quem confiar, com quem contar. Agradecemos muito o trabalho que eles fizeram”, frisou. Marilda também ressaltou que os policiais não deixaram que as crianças se aventurassem sozinhos pela trilha que levava à rodovia. “Isso nos deixou mais aliviados porque estávamos muito preocupados”, disse.

Durante o período em que permaneceram isolados, os 600 turistas receberam alimentos, medicamentos, roupas e cobertores, que foram levados ao local por helicóptero do exército. Além do Colégio Estadual Roberto Langer Júnior, que fica no bairro Boqueirão, alunos de outros dois colégios estavam no parque. Do Colégio Estadual Padre Silvestre Kandora, do bairro São Brás, foram 42 alunos e 1 funcionária. Outros 35 estudantes são do Colégio Estadual do Paraná. De acordo com a direção do Colégio, a viagem foi organizada pelos familiares dos alunos.

Veja mais fotos...

Fonte: Agência Estadual de Notícias