Defesa Civil do Paraná realiza treinamento de Plano de Contingência para todas as Coordenadorias Regionais

21/10/2017 - 17:33

No dia 21 de outubro, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, em parceria com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) de Morretes, realizou treinamento prático com todas as Coordenadorias Regionais de Proteção e Defesa Civil (CORPDECs) do estado sobre a utilização do aplicativo da Defesa Civil SISDC Mobile para o cadastramento de moradores que moram em áreas suscetíveis a desastres.

O treinamento tem dois grandes objetivos, primeiro garantir a capacitação de todos os gestores de Defesa Civil no Paraná sobre as ferramentas disponíveis e, segundo, cadastrar a população suscetível que mora em uma área de atenção, de maneira que estas informações sejam integradas ao Plano de Contingência Online do município. Este tipo de informação é vital em caso de uma eventual situação de emergência, para que se possa, assim, ter uma resposta rápida, evitando que a comunidade sofra ou que o socorro demore a chegar nessas áreas.

Na prática esse treinamento se baseia no “corpo a corpo” com a comunidade: a equipe vai até a residência e cadastra os moradores no aplicativo. Esse cadastro contém informações sobre as pessoas que ali residem, principalmente aquelas com necessidades especiais, que tomam medicamento controlado e cadeirantes, facilitando a tomada de decisão para que a ajuda chegue mais rápido a essas pessoas.
Além disso, é cadastrado um número de celular para contato e, com estes dados, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil poderá enviar informações de possíveis alertas através de SMS.

A proposta do treinamento é que todas as Regionais possuam profissionais capacitados para que futuramente seja realizado o cadastro em todas as regiões suscetíveis a eventos como alagamentos e deslizamentos. Ademais, esta abordagem traz também uma maior proximidade entre a Defesa Civil e a população, o que facilita a comunicação e o desenvolvimento de ações de resposta quando necessário.

“Defesa Civil Somos Todos Nós”