Defesa Civil do Paraná realiza Workshop sobre ações para Copa do Mundo 29/10/2013 - 10:37

Com o apoio do Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, o Paraná promoveu um workshop sobre a Copa do mundo, para preparar e auxiliar os profissionais de defesa civil.

Estiveram presentes no evento representantes das 12 cidades-sede do mundial - Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. O objetivo do evento é preparar ações de mitigação, preparação e resposta a desastres, específicas para os jogos.

O workshop foi organizado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e com a participação da GIZ, agência de cooperação alemã que fez parte do planejamento para as copas da Alemanha e da África do Sul.

As palestras ficaram sobre a responsabilidade dos membros da defesa civil alemã que apresentaram como se desenvolveu o trabalho deles na Alemanha e posteriormente junto a Africa do Sul.

O diretor de minimização de desastres do Ministério da Integração Nacional, Armin Braun, afirma que as ações de defesa civil são calcadas principalmente no planejamento e na redução dos riscos. “A experiência dos alemães nos mostra que, se trabalharmos preventivamente, com antecipação, conseguiremos minimizar danos humanos e perdas em uma possível ocorrência de desastre”, explica ele.

O workshop abordou as ações de prevenção de desastres, sejam eles de origem tecnológica ou de origem natural, potencializando a prevenção para esse período da Copa do Mundo, visto que o fluxo de pessoas nas cidades-sede será muito grande, são esperadas mais de três milhões de pessoas.

O papel da defesa civil foca na prevenção, incluindo a gestão e minimização de riscos, em uma resposta a um desastre, no cenário onde múltiplas agências atuarão e trabalharão, a defesa civil opera em conjunto com essas atores, coordenando todos os esforços para evitar perdas humanas.