Defesa Civil do Paraná participa de Conferência na China 22/09/2015 - 15:30
Representante da Defesa Civil do Paraná, Cap Eriksen Mafra, da 12ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil, participou da United Nations International Conference on Space-based technologies for Disaster Management, ocorrido em Pequim, China, entre os dias 14 a 16 setembro.
O evento foi organizado pelo United Nations Office for Outer Space Affairs e o Ministério de Assuntos Civis da
República Popular da China, contou com mais de 100 participantes, de 32 países, representando 82 organizações
da Ásia, África , Europa, América Latina e Caribe para discutir o papel das tecnologias de observação da Terra na
implementação do " Quadro de Sendai sobre a Redução de Risco de Desastres : 2015-2030 " .
O Cap Eriksen Mafra além de ministrar palestra sobre nossa realidade e órgãos nacionais de pesquisa e monitoramento - fluxo de informações- foi mediador de uma das quatro sessões, a da observação da Terra com ênfase na fase de resposta - Prioridade 4 do Marco de Sendai, com mais 5 palestrantes.
Durante o evento foram realizados estudos de caso em grupo, tal como o Terremoto no Nepal em abril deste ano, o problema da seca que atinge o Irã e ainda as enchentes e inundações que afligem o países asiáticos (monções) - Filipinas e Bangladesh.
Como atividade extra realizaram uma visita técnica no Centro Nacional de Desastres da China.
“Pelo que vi nas apresentações das realidades de outras Nações, todos nós que integramos o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil, sobretudo no Paraná, estamos no caminho certo, principalmente na inserção das crianças no contexto da percepção do risco, e também na identificação das áreas de atenção, finalizando com os planos de contingência”, afirma o Capitão.
Ainda destaca que pôde observar através de dados comparativos com países da Ásia e Oriente Médio a necessidade de se implementar cada vez mais sistemas de alerta e alarme, e Protocolos de Ação.
Além do Paraná, compareceram ao evento mais dois representantes do Brasil, sendo um professor da Universidades de Brasília e outro de São Paulo.