Defesa Civil do Paraná participa da 8ª Edição do Fórum Nacional de Defesa Civil em Maceió 27/09/2011 - 10:30

Nos dias 21, 22 e 23 de setembro, ocorreu, em Maceió, a 8ª edição do Fórum Nacional de Defesa Civil, que contou com representações de 24 estados da federação.

Integrar para prevenir – Gestão local de riscos foi o tema central das discussões do fórum, que contou com a presença do Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra e do Secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto Viana.

O Estado do Paraná foi representado pelo Coordenador Estadual de Defesa Civil, Coronel Adilson Castilho Casitas, o Chefe da 8ª Seção do Estado Maior do Corpo de Bombeiros - BM/8 Ten-Cel Antonio Cesar do Prado e pelo Chefe da Divisão de Defesa Civil da Casa Militar, Major Antonio Hiller Lino, além da 4ª e 5ª Coordenadorias Regionais de Defesa Civil – COREDEC, que enviaram seus representantes, os majores Fernando Raimundo Schunig e Jorge Inácio da Silva, respectivamente. O Paraná ainda se fez representar por integrantes de Coordenadorias Municipais de Defesa Civil - COMDEC de Curitiba, o Coordenador Técnico de Defesa Civil, Sr. Nelson de Lima Rbeiro; de Maringá, o Gerente de Prevenção de Riscos, Sr. Claudemir Celestino; da COMDEC de Pinhais, o Diretor de Operações de Defesa Civil, Sr. Sidnei Roberto Zaunir, e, da COMDEC de Primeiro de Maio, a Srª  Aparecida Benito Pereira, fizeram-se presentes.

Para o Coronel Castilho, Coordenador Estadual de Defesa Civil no Paraná, o fórum é uma maneira interessante de acompanhar o Sistema Nacional de Defesa Civil, tanto para o presente quanto para o futuro. Segundo ele, a troca de experiências possibilitada pelo evento possibilita realizar uma análise da própria defesa civil paranaense: “Vemos também que mesmo com todas as dificuldades encontradas, nosso estado está avançado no Sistema de Defesa Civil em relação aos outros estados do Brasil”, afirmou o Coronel.

O Paraná participou do evento com a apresentação de 3 trabalhos:

- Conhecer Para Prevenir - apresentado pelo Sr. Nelson de Lima Ribeiro da COMDEC de Curitiba, abordando o caso de sucesso acerca da inserção de temas relacionados a defesa civil nas escolas da rede pública municipal de ensino de Curitiba;

- EAD – Ensino à Distância para capacitação de Coordenadorias Municipais de Defesa Civil, apresentado pelo Maj. Fernando Raimundo Schunig, da 4ª COREDEC, falando a respeito da experiência dos cursos de ensino a distância daquela regional, que tem sede em Cascavel;

- Conhecer para Prevenir, Mapeamento de Áreas de Risco- apresentado pelo Maj. Antonio Geraldo Hiller Lino, da Coordenadoria Regional de Defesa Civil, que explanou a respeito do SISDC como ferramenta para desencadeamento do processo de mapeamento e gestão de risco.

- Ação de Hyogo: Desafios e Deficiências para Cumprimento das Metas para Redução  de Desastres  nas Políticas Públicas do Brasil - diretamente ligado a alteração da Legislação que trata do Sistema Nacional de Defesa Civil. trabalho que será enviado ao relator da Comissão Especial de Medidas Preventivas Diante de Catástrofes - da Câmara dos Deputados, em Brasília, para subsídio dos trabalhos lá desenvolvidos.

Foram apresentados temas bastante polêmicos pela Secretaria Nacional de Defesa Civil - SEDEC. Um deles foi relativo ao emprego do cartão de pagamento da defesa civil e o outro tema foi a reformulação da legislação brasileira de defesa civil. São temas de grande importância para todo o Sistema Nacional de Defesa Civil, pois versam sobre a destinação de recursos a estados e municípios atingidos por desastres para ações de socorro e assistência a populações afetadas por esses desastres e sobre o próprio Sistema Nacional de Defesa Civil e sua reestruturação.

A integração e discussão com representantes de municípios e estados de praticamente todo o Brasil, o conhecimento de experiências de êxito, são importantes para que as defesas civis procurem soluções para problemas que muitas vezes parecem insolúveis, mas que outros municípios ou estados já tiveram que enfrentar e conseguiram resolver. Dessa maneira, a evolução sobre o conhecimento dos diversos temas relacionados à defesa civil possui uma continuidade que pode ser aproveitada não só pelos operadores da defesa civil, mas também pela população que participa dessa defesa civil, seja como receptora do serviço ou como parte integrante do próprio Sistema Nacional de Defesa Civil, pois a máxima “Defesa Civil somos todos nós”, traduz a idéia da participação de todos os segmentos da sociedade para sua própria proteção contra os desastres.