Defesa Civil do Paraná monitora evolução do incêndio em São Francisco do Sul 25/09/2013 - 15:13

Técnicos da Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros e Instituto Ambiental do Paraná, estão acompanhando a evolução da situação de incêndio em deposito de fertilizantes no município de São Francisco do Sul - SC (iniciado por volta das 23 horas do dia 24 de setembro).

Esclarece:

O produto químico atingido é uma mistura de Nitrato de Potássio  e de Nitrato de Amônia;
O foco de incêndio está distante 40 quilômetros do centro urbano de município de Guaratuba;
Não há registro de mortos no local de incêndio;
Não houve explosão;
Há apenas registro de vítimas (as que estiveram mais próximas do incêndio) encaminhadas aos hospitais do minicípio de São Francisco do Sul;
O resultado da queima em forma de nuvem, pode afetar a população mais próxima do incêndio causando reações irritantes e/ou asfixiantes;
Na dispersão da nuvem esses efeitos são gradativamente reduzidos;
Existe a possibilidade de resíduos (traços) chegarem até áreas de Guaratuba, observandos principalmente por um leve odor de produto químico, sem, no entanto, causar riscos à saúde.

Das informações obtidas até o momento, não há motivos para acreditar em risco à população dos municípios do litoral paranaense, em especial à de Guaratuba.

O 8º Grupamento de Bombeiros permanecerá em ALERTA, monitorando a evolução do evento junto aos órgãos competentes e, havendo novas informações, estas serão repassadas imediatamente à população. Desta forma, orienta-se à popilação de Guaratuba e litoral a manter suas atividades normalmente mantendo-se também em ALERTA para novas informações por parte do Corpo de Bombeiros.

A 8ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil mantem-se em permanente contato com o Comando Integrado estabelecido no local do incêndio, obtendo constantes informações de profissionais e técnicos no local. No Paraná a equipe técnica é formada por integrantes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, IAP, Regional de Saúde do Litoral do Pr, Defesa Civil de Guaratuba e Corpo de Bombeiros de Itapoá-Sc.