Defesa Civil do Paraná integra comitê referente ao combate a estiagem 10/10/2012 - 17:22

Por meio de uma parceria firmada entre a Secretária Nacional de Defesa Civil – Sedec e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil – Cedec, que versa sobre apoio e cooperação a outros Estados da federação ligados a questões referentes a estiagem, possibilitou que o Paraná enviasse no mês de setembro/2012, o Major Fernando Luiz Grummt (Bombeiro Militar) para compor o Cômite Integrado de Combate a Estiagem.

O Comitê - Criado através da Portaria n° 261, de 08 de maio de 2012, Institui o Comitê Integrado de Combate a Estiagem na Região do semiárido brasileiro, para coordenação e monitoramento das ações de enfrentamento da estiagem.

Composto por representantes da Secretaria Nacional Defesa Civil SEDEC/MI, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS, Ministério de Minas e Energia – MME, Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, Exército Brasileiro EB/MD, Defesa Civil de cada Estado, Associação dos Municípios de cada Estado.

Alagoas – A serviço da Sedec e coordenando as atividades do comitê no Piauí o Major Grummt – Pr, durante o período de 19/09/2012 a 03/10/2012 teve como missão de identificar e avaliar a situação de cada cidade e suas particularidades.

Durante a estadia do grupo no estado foram realizadas reuniões quinzenais para discutir formas de atender as comunidades afetadas pelas secas na região nordeste, coleta de documentação, levantamento de informações das ações federais, estaduais e municipais, dentre elas o programa de entrega d'água através dos carros pipas, ação está que é coordenada pelo Exército Brasileiro – EB.

Os municípios de Pariconha, Canapi, Mata Grande, Pariconha e Olho D'Água do Casado, foram visitados pelo grupo e receberam orientações e sugestões de como devem proceder para atender a comunidade alagoana. Encerrando os trabalhos foi enviado para a Sedec um relatório constando todas as informações sobre as condições encontradas e sugestões de soluções.