Defesa Civil do Paraná inicia projeto piloto na cidade de Tamarana ao lado da barragem do rio Apucaraninha 06/09/2017 - 16:50

No dia 29 de agosto a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil em parceria com a COPEL – (Companhia Paranaense de Energia) deu início ao projeto piloto de cadastramento da comunidade que mora ao lado das barragens do rio Apucaraninha para o envio de SMS.

O projeto visa cadastrar a população prevendo a confecção de um plano de contingência em caso de uma eventual situação de emergência e assim ter uma resposta rápida evitando que a comunidade sofra ou que o socorro para essas áreas demore a chegar.

Na prática o projeto se baseia no corpo a corpo com a comunidade: a equipe vai até a residência e cadastra o morador.

Esse cadastro contém informações sobre as pessoas que ali residem, principalmente aquelas com necessidades especiais, que tomam medicamento controlado e cadeirantes, facilitando a tomada de decisão para que a ajuda chegue mais rápido para essas pessoas.

Além disso, é cadastrado um número de celular para contato e com essas informações a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil poderá enviar informações de possíveis alertas através de SMS.

Este tipo de cadastro já foi realizado anteriormente em áreas do litoral do Paraná e agora está voltado para áreas de barragem, com o diferencial do envio de informação por SMS.

A proposta é que esse projeto seja futuramente realizado em todas as regiões suscetíveis a eventos como: alagamentos e deslizamentos.

A comunidade se mostrou bem receptiva com a equipe e apoiaram a iniciativa, pois já sofreram com desastres no ano de 2015 e conseguiram entender bem a importância do projeto.

“A população tem que estar preparada. Não é só receber o alerta por SMS, tem que saber o que fazer nesses casos”, disse o Capitão Romero chefe da seção Operacional da Defesa Civil.

A COPEL que é parceira do projeto nessa cidade disponibilizou um material explicativo sobre como proceder em caso de desastre, este foi entregue em cada residência cadastrada.

“Defesa Civil, Somos todos nós”.