Defesa Civil do Paraná completa 36 anos 29/12/2008 - 18:30

Criada em 1972, pelo decreto 3002, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Paraná (Cedec) completou, na última segunda-feira (29), 36 anos de existência. O órgão, que atualmente é coordenado pelo tenente-coronel Washington Alves da Rosa, também chefe da Casa Militar, atua na prevenção, preparação, resposta e reconstrução, desenvolvendo programas que seguem as normas do Sistema Nacional de Defesa Civil e abrangem os 399 municípios do Estado.

“Um dos exemplos desses programas é o Bombeiro Comunitário e que em 2009 estará em fase de expansão”, revela o tenente-coronel Alves da Rosa. Segundo ele, o Bombeiro Comunitário é um bem sucedido programa que atua em cidades de até 15 mil habitantes para atendimento de situações de urgência. Até 2010, a previsão é levá-lo a 115 cidades, com a possibilidade de atender 80% da população.

Outros como o Programa de Voluntários da Defesa Civil, Plano Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais Mata-Viva e o Plano Estadual de Produtos Perigosos também são destacados pelo coordenador. “Além disso, somos o único Estado do país a contar com um sistema eletrônico de preenchimento de ocorrências, o SISDC, que faz com que as documentações sejam encaminhadas e analisadas com rapidez e eficiência”, completou.

Sob a condução e a realização das atividades conduzidas pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná, a Defesa Civil é uma conquista para a população, que passou a contar com um sistema em conjunto com órgãos nacionais, estaduais e municipais. Ela trabalha na prevenção de desastres naturais ou causados pelo homem, na preparação para emergências e em caso de desastres, resposta, reconstrução e recuperação dos locais e da população atingida e outras conseqüências.

No Estado do Paraná, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil integra as Coordenadorias Regionais de Defesa Civil (Coredec) e as esferas municipais integradas às regionais denominadas Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec). Além disso, os órgãos setoriais que fazem parte da administração pública federal, estadual ou municipal, que se articulam com as coordenadorias e órgãos de apoio como associações de voluntários, instituições públicas ou privadas ou organizações não-governamentais, que apóiam os diversos órgãos componentes do sistema, também compõe a Defesa Civil.

No que diz respeito à preparação dos integrantes da Defesa Civil, os Bombeiros Militares e Comunitários, a Cedec investe em cursos operacionais e administrativos, específicos para o atendimento às ocorrências e preenchimento das documentações, em parceria com os órgãos nacionais de Defesa Civil e Segurança Pública.

Fonte: AEN