Defesa Civil do Paraná abre recadastramento para voluntários 22/06/2017 - 08:10

Está aberto o recadastramento para voluntários da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil através da página: http://xoops.celepar.parana/v3/gov_defesacivil/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=54, do Governo do Paraná. Todos os voluntários devem atualizar os dados para continuarem recebendo as informações sobre mobilizações e treinamentos organizados pela Defesa Civil. O recadastro é feito no site e leva menos de dois minutos para ser concluído. No mesmo site é possível fazer o primeiro cadastro, de novos voluntários.

APOIO - A Defesa Civil possui, em média, dez mil pessoas registradas que auxiliam o órgão em situações de emergência, com coleta, triagem e separação de donativos e encaminhamento dos materiais que são doados durante as campanhas. Os pedidos de apoio são enviados pela equipe da Coordenadoria através de e-mail e mensagem de texto.

“A atualização dos dados é essencial para mantermos o contato direto. Em casos de desastres, não dispomos de muito tempo para mobilizar as pessoas e toda ajuda faz a diferença”, disse o subchefe do Setor Operacional da Cepdec, tenente Marcos Vidal. Ele explicou, também, que somente os voluntários registrados no sistema têm acesso aos cursos e capacitações promovidos pela Defesa Civil do Estado.

NOVOS VOLUNTARIOS- Além do recadastramento, o programa aceita novos participantes, durante todo o ano. O processo é o mesmo dos que já fazem parte da rede: entrar no site, preencher o formulário e aguardar o chamado da Defesa Civil. “Sem esta ajuda não conseguiríamos ter o mesmo tempo de resposta nos resgates”, afirmou Vidal. “Quanto mais mãos ajudando, mais rápido diminuímos o sofrimento das vítimas”, disse.

REFORMULAÇÃO- O programa de voluntariado da Defesa Civil é nacional e nasceu em 1998. Mas, no Paraná, ganhou nova formatação em 2013, quando foram inseridas capacitações regulares para os participantes, com workshops de triagem de donativos, cursos de auto e primeiros socorros e palestras sobre resgates. O objetivo do programa, que começou como piloto na Região Metropolitana de Curitiba e hoje está presente nas 15 regionais, é integrar os voluntários e a equipe da Defesa Civil.

“Percebemos que como as demandas da Defesa Civil são sazonais os voluntários se dispersavam e nos momentos de crise diminuía o apoio. Com o programa de capacitação permanecemos próximos e o resultado nas emergências é mais eficaz”, explicou o tenente Marcos Vidal. Os encontros são anuais, mas a expectativa é ampliar para mais vezes por ano.

Fonte: http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=94321&tit=Defesa-Civil-do-Parana-abre-recadastramento-para-voluntarios&ordem=5