Defesa Civil discute novos métodos de mapeamento de risco com representantes do Serviço Geológico do Brasil 24/07/2019 - 10:36

No dia 22 de julho, técnicos do Serviço Geológico do Brasil / Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais – CPRM reuniram-se com representantes da Defesa Civil Estadual para apresentar a metodologia de mapeamento e identificação de risco e perigo desenvolvida para os processos de movimentos gravitacionais de massa.
A metodologia foi desenvolvida a partir do Projeto GIDES – Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos em Desastres Naturais, que ocorreu entre os anos de 2013-2017 mediante cooperação técnica internacional entre os governos do Brasil e Japão. Ele foi concebido sob a ótica da ação conjunta de gestão integrada, correlacionando: mapeamento de perigo e risco; monitoramento e alerta; plano de contingência; planejamento urbano e medidas estruturais. O projeto foi premiado pelo Escritório das Nações Unidas para redução de riscos de desastres.
A metodologia deverá ser submetida a testes para verificar se a sua aplicação no território paranaense apresentará ganho de efetividade.
Os testes deverão ser desencadeados pela assessoria de geologia da defesa civil estadual.