Defesa Civil de São José dos Pinhais e Guarda Ambiental, realizaram ação preventiva envolvendo os temas: A Defesa Civil e o Meio Ambiente
09/02/2018 - 15:01

A ação foi desenvolvida pelas equipes da COMPDEC SJP à Comunidade Rural da Colônia Castelhanos, com o apoio da Coordenadora da Unidade Básica de Saúde (Wall Lamberg Grassman) e a Professora da Escola Rural São Francisco de Assis (Joselia Costa Lima), na ultima quinta-feira dia 8/02.

Desenvolvimento da Ação:

1º Etapa:

A servidora Wall Lamberg Grassman disponibilizou folders educativos aos usuários da Unidade Básica de Saúde (UBS) e esclareceu algumas dúvidas relacionadas às atividades de proteção e defesa civil no âmbito Municipal.

Já a Professora Joselia, além de disponibilizar aos alunos desenhos para colorir envolvendo a temática, também incentivou os estudantes a buscarem conhecimento sobre o assunto, possibilitando um excelente engajamento dos discentes durante a ação educativa.

2º Etapa:

As equipes da Defesa Civil Compdec Sjp e Guarda Ambiental de São José dos Pinhais estiveram com os alunos da comunidade e, utilizando material lúdico confeccionado pela equipe, explanaram sobre a necessidade de cuidar do meio em que vivemos evitando a ocorrência de desastres.

Dentre os assuntos discorridos: A importância do cuidado com o meio ambiente, desmoronamentos, alagamentos, vendavais, tempestades, incêndios florestais, necessidade de destinação adequada dos resíduos/lixo e as atividades desempenhadas pela defesa civil municipal.
Os alunos foram também orientados sobre a necessidade de saber agir diante de possíveis sinistros, evitando ou diminuindo os riscos iminentes à vida.

O Diretor da Guarda Municipal de São José dos Pinhais Marcio Pereira, responsável em alinhar a efetivação do evento viabilizando o contato entre as equipes e as servidoras da UBS e Escola, considera que "A Defesa Civil deve estar sempre preocupada com a prevenção, especialmente para que os efeitos negativos perante os desastres innevitáveis sejam menos impactantes o possível. Para tal, devemos incentivar nossos agentes e inclusive a comunidade em geral, a participar ativamente de atividades envolvendo capacitação e educação continuada".

Conforme o Diretor da Defesa Civil Compdec Sjp, GM Claudio Roberto De Melo Arruda, o atual Diretor da Guarda Municipal de São José dos Pinhais foi um dos percussores da Defesa Civil Municipal em São José dos Pinhais e, em razão deste conhecimento prático, toda a equipe da Defesa Civil Compdec Sjp se demonstra muito otimista em avançar ainda mais o setor, haja vista que somente quem atuou efetivamente em situações emergenciais ou estado de calamidade pública pode compreender a relevância destas atividades.

O GM Arruda ressalta inclusive sobre a importância do comprometimento de toda a sociedade perante as atividades de defesa civil, e conclui parabenizando as servidoras Wall Lamberg Grassman e Joselia pelo comprometimento e colaboração.

"Defesa Civil, Somos Todos Nós!

Fonte: Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de São José dos Pinhais