Defesa Civil de Maringá esclarece como deve ser a ajuda aos desabrigados do RJ 25/01/2011 - 08:40

FOTO: COMDEC MARINGÁ
A Coordenadoria Municipal da Defesa Civil agradece a população pelo apoio que vem sendo dado no sentido de ajudar os desabrigados do Rio de Janeiro. No total 18 toneladas de doações arrecadadas em Maringá, como alimentos, materiais de higiene e limpeza, leite e água foram levados nesta manhã com um caminhão cedido pela UEM. A população tem sido solidária, mas ainda é preciso esclarecer o que deve ser doado e como doar.
Segundo o diretor de operações da Defesa Civil, Vagner Mussio, os principais itens solicitados são água potável, alimentos não perecíveis para consumo imediato, fraldas infantis e geriátricas, materiais de higiene pessoal e de limpeza, cobertores e colchonetes. A Defesa Civil pede que as doações sejam entregues em caixas ou embalagens fechadas, para impedir perdas e agilizar o transporte.
"Pedimos para que a população esteja atenta para doar o que realmente é necessário nesse momento. Estamos recebendo muitas doações que não correspondem às necessidades imediatas dos desabrigados, como alimentos que precisam ser cozinhados, roupas e calçados e outras que ocupam muito espaço no caminhão, como móveis e colchões", explicou Vagner Mussio.
A Guarda Municipal também está recebendo donativos e levando até a central do Corpo de Bombeiros. De acordo com o diretor da guarda, Paulo Mantovani, “estamos utilizando um caminhão de médio porte que já levou duas cargas lotadas até a central”.

FOTO: COMDEC MARINGÁ

O que doar
Quanto aos alimentos, a orientação é para que sejam não perecíveis e de consumo imediato, como enlatados, barras de cereais, bolachas, leite em caixa, sucos em caixa, água e bolachas. Entre os produtos de higiene e limpeza que podem ser doados estão sabonete, pasta de dente, escova de dente, absorventes femininos, fraldas e água sanitária.
Alguns materiais não precisam ser doados, como colchões, roupas, calçados e móveis. Alguns por serem de difícil transporte e outros por não serem necessários nesse primeiro momento.
Cidadãos que queiram fazer doações em dinheiro podem acessar o site da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Paraná no endereço eletrônico xoops.celepar.parana/v3/gov_defesacivil, que disponibiliza a relação com as contas abertas para recebimento.
Voluntários
Os bombeiros pedem para voluntários se cadastrarem para ajudar a organizar os donativos para abastecer o caminhão. Oito pessoas já estão trabalhando como voluntários. Quem estiver disponível em ajudar pode comparecer ao posto central do Corpo de Bombeiros (Avenida Guaíra, 63, Zona 7).
A Defesa Civil também pede apoio da população para conseguir caminhões emprestados para levar as cargas. O primeiro caminhão foi cedido pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), que também cedeu o motorista e o combustível.
Locais de doação
Posto central do Corpo de Bombeiros: Avenida Guaíra, 63, Zona 7
Guarda Municipal: portão 2 do Parque do Ingá, próximo da Avenida Laguna
Shoppings centers: Maringá Park, Avenida Center, Cidade, Mandacaru Boulevard e Catuaí