Defesa Civil de Maringá encaminha 37 toneladas de donativos para o RJ 31/01/2011 - 10:40

Foto: COMDEC MARINGÁ

A Coordenadoria Municipal da Defesa Civil de Maringá está organizando mais de 37 toneladas de donativos que serão encaminhados aos desabrigados do Rio de Janeiro. Uma equipe de voluntários trabalhou durante toda esta sexta-feira (28) para carregar um caminhão bitrem que comporta essa quantidade de carga. Os principais donativos desta carga são alimentos para consumo imediato, leite, materiais de higiene e limpeza.
Além das 37 toneladas que devem seguir de caminhão para a central da Defesa Civil de Curitiba até domingo (30), a estimativa é de que tenham mais 5 toneladas no posto central do Corpo de Bombeiros aguardando transporte, o que mostra que a população tem sido solidária.
Segundo o diretor de operações da Defesa Civil, Vagner Mussio, os principais itens solicitados para esta carga foram alimentos não perecíveis para consumo imediato, leite, fraldas infantis e geriátricas, materiais de higiene pessoal e de limpeza. “Na primeira carga foram encaminhadas 18 toneladas de donativos e entre os principais itens estavam água mineral. Neste momento a necessidade mudou um pouco e eles estão precisando mais de produtos de limpeza e higiene”, explica.
A Defesa Civil vai continuar aceitando doações, preferencialmente entregues em caixas ou embalagens fechadas, para impedir perdas e agilizar o transporte.

O que doar
Quanto aos alimentos, a orientação é para que sejam não perecíveis e de consumo imediato, como enlatados, barras de cereais, bolachas, leite em caixa, sucos em caixa, água e bolachas. Entre os produtos de higiene e limpeza que podem ser doados estão sabonete, pasta de dente, escova de dente, absorventes femininos, fraldas e água sanitária.
Alguns materiais não precisam ser doados, como colchões, roupas, calçados e móveis. Alguns por serem de difícil transporte e outros por não serem necessários nesse momento.
Cidadãos que queiram fazer doações em dinheiro podem acessar o site da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Paraná no endereço eletrônico xoops.celepar.parana/v3/gov_defesacivil, que disponibiliza a relação com as contas abertas para recebimento.

Locais de doação
Posto central do Corpo de Bombeiros: Avenida Guaíra, 63, Zona 7
Guarda Municipal: portão 2 do Parque do Ingá, próximo da avenida Laguna
Shoppings centers: Maringá Park, Avenida Center, Cidade, Mandacaru Boulevard e Catuaí