Defesa Civil continua ações para a prevenção dos incêndios florestais em todo o Estado 24/06/2009 - 16:30

Dando continuidade às ações do Conselho Mata Viva para a prevenção e combate aos incêndios florestais do Paraná, a Defesa Civil, juntamente as suas Coordenadorias Regionais de Defesa Civil (COREDEC) estão realizando diversas atividades pelo Estado.

No dia 05 de junho – dia do meio ambiente – foram distribuídos milhares de panfletos em diversos pontos das principais cidades paranaenses, além da fixação de cartazes em locais estratégicos, realização de palestras em escolas e exibição de material na tv e rádios. O material de vídeo da campanha está sendo veiculado durante a programação de diversas emissoras. Gravações para o rádio também estão sendo divulgadas, a fim de alertar a população a respeito dos incêndios florestais. Nas próximas semanas, está programada a fixação de 145 outdoors (placas publicitárias) em todo o Estado.

A SECS – Secretaria de Estado da Comunicação Social já viabilizou, junto à Imprensa Oficial, a impressão das filipetas, cartazes e folderes, os quais já começaram a ser distribuídos para as COREDEC. A COPEL aprovou o tamanho e formato das filipetas que serão incluídas nas cerca de 330 mil contas rurais de energia elétrica.

Conforme balanço feito pelo Corpo de Bombeiros do Paraná, este ano já foram registradas 4.715 ocorrências de incêndios florestais em todo o Estado. Os atendimentos aumentaram em comparação ao mesmo período do ano passado, quando ocorreram 3.301 acionamentos.
Mesmo com a aparente situação de baixo risco de incêndios florestais, devido às chuvas das últimas semanas, somente no mês de junho foram contabilizados 562 focos de incêndios. Esses números são resultado de dois fatores principais: a queda das geadas que deixam a vegetação mais vulnerável ao fogo e a insistência das pessoas em provocar queimadas nesse tipo de cenário.

A Defesa Civil conta com a colaboração dos demais órgãos que compõe o Conselho Mata Viva para atingir os objetivos para a efetiva prevenção desses incêndios.

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil - Comunicação Social