Defesa Civil condecora pessoas que contribuem com a comunidade 06/12/2016 - 17:20

Defesa Civil condecora pessoas que contribuem com a comunidade
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil entregou nesta terça-feira (06), em Curitiba, a Medalha de Defesa Civil Coronel Dario Natan Bezerra a 42 pessoas, entre civis e militares, que contribuíram com as ações em prol da comunidade. A comenda, que homenageia o ex-comandante da 3º Regional de Defesa Civil, morto em 2008, tem o objetivo de agradecer pelos serviços prestados e incentivar que as boas ações de proteção à população sejam mantidas.

O chefe da Casa Militar e coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Adilson Castilho Casitas, explicou que o trabalho da Defesa Civil envolve diversos órgãos municipais, estaduais e a sociedade civil e que esse reconhecimento demonstra a importância dessa integração.

“Para executar as ações de Defesa Civil não basta apenas a boa vontade do setor público. Precisamos do envolvimento de toda a comunidade, desde lá da ponta, no município”, afirmou. “Só assim teremos uma Defesa Civil forte e as cidades resilientes, com potencial de recuperação rápida e eficiente nas situações de desastres”, ressaltou.

A Medalha Coronel Dario Natan foi criada em 2009. O decreto com os 42 homenageados deste ano foi assinado pelo governador Beto Richa em 21 de setembro. “A condecoração é feita pelo governador e cabe a nós a entrega aos civis e militares que contribuem com o atendimento às pessoas em situação de desastre e que trabalham no campo da prevenção, que é o nosso principal foco”, completou o coronel Castilho.

HOMENAGEADOS – O tenente Olisnei Oleandro Wurmli coordenava o Centro de Logística da Defesa Civil quando ocorreu o desastre no Litoral paranaense, em março de 2011, episódio que ficou conhecido como Águas de Março. Ele ficou responsável pela separação e distribuição das doações que chegavam de todas as regiões do Estado.

“O trabalho não foi feito com o intuito de receber qualquer menção. Só o fato de poder ajudar aquelas pessoas já é um orgulho. A medalha vem complementar esse ciclo”, afirmou o tenente Wurmli. “A Defesa Civil faz um trabalho importantíssimo em todo o Paraná com a missão de ajudar as pessoas quando ocorrem os desastres e, principalmente, na prevenção”, disse.

O diretor de Política de Urgência e Emergência do Paraná, Vinícius Filipak, atua há mais de 25 anos na área. Ele foi um dos condecorados com a medalha da Defesa Civil. “Me sinto muito feliz em receber esta honraria, uma vez que nosso trabalho é atender as pessoas que mais precisam em um momento de grande sofrimento. Todos nós somos Defesa Civil, nossa obrigação institucional e pessoal é colaborar sempre com essa estrutura para que as pessoas sofram o menor impacto possível nos eventos de desastre”, explicou.

Morador de União da Vitória, no Sul do Estado, Dago Alfredo Woehel preside a ONG Sociedade de Estudos Contemporâneos – Comissão Regional Permanente de Prevenção Contra Enchentes do Rio Iguaçu, criada em 1993. “Nosso trabalho é basicamente a previsão de quando e onde pode chegar uma enchente para evitar grandes prejuízos. Quando se é surpreendido por uma enchente ou você faz uma mudança planejada e com cuidado ou sai às pressas, derrubando geladeira, quebrando TV”, contou.

O trabalho de monitoramento é feito em conjunto com a Copel e o Simepar e a ONG repassa as informações à Defesa Civil e à população. “Em União da Vitória, a previsão evita prejuízos materiais e também ajuda a salvar vidas”, explicou. “Foi uma grande surpresa e uma grande honra receber este reconhecimento. Atrás deste ato simbólico que desenvolvemos, milhares de reais foram polpados graças a um simples aviso”.

As chuvas que atingiram o município de Guarapuava em 2014, que resultou em duas mortes 200 pessoas desabrigadas, foram o gatilho para que o prefeito César Silvestri Filho melhorasse a estrutura de Defesa Civil da cidade. “Foi o maior desastre natural de nossa história. A ação articulada da Defesa Civil com todos os entes, junto à capacidade de mobilização da sociedade, nos deu a condição de ter uma resposta rápida e eficiente”, explicou o prefeito. “Isso despertou em todos nós a importância de ter uma estrutura de Defesa Civil bem organizada. Não é um órgão que demande grandes recursos, é mais uma questão de articulação com as lideranças adequadas”, afirmou.

Pelo reconhecimento do trabalho do órgão e da estruturação da Defesa Civil no município, o prefeito foi homenageado com a medalha Coronel Dario Natan Bezerra. “Estou muito orgulhoso e divido isso com toda a equipe. A Defesa Civil de Guarapuava tem a capacidade de se organizar muito bem. Aquele episódio nos permitiu ter hoje uma estrutura muito mais otimizada e preparada para que, se eventualmente acontecer algo parecido, tenhamos condições de agir de forma mais eficiente”, completou.

No setor militar, foram homenageados o major Wilson Oliveira Paulino, major Edson Manassés, capitão Mario Sérgio Garcez da Silva, capitão Dorico Gabriel Borba, capitão Romeu Tadashi Yagui, tenente Marcos Vidal da Silva Junior, tenente Cezar Perdocini, subtenente Aladir José Gaeski, subtenente José Nílson Bonfim da Silva, subtenente Nílson Ramos Silva, sargento Gilberto Luís Longui, sargento Jelson Saldanha Maciel, sargento Fábio Salkovski, sargento Alvacir Ferreira, sargento Maurício Souza Santos, sargento Jaquelina Pinkoski, sargento Rogério Marcos de Souza Hammes, cabo Edemilson José Espínola, cabo Hamilton Gutierrez Figueira, cabo Antonio Ademir da Silva Falkembaki e soldado Dilvis da Silva Lambaret.

Entre os civis, foram condecorados, ainda, a presidente do Provopar Estadual, Carlise Kwiatkowski; o diretor-presidente do Mineropar, José Antonio Zem; os geólogos do Mineropar Edir Edemir Arioli e Diclécio Falcade; o assessor da diretoria do Mineropar Oscar Salazar Junior; o diretor-presidente do Simepar, Eduardo Alvim Leite; o pesquisador e coordenador de projetos do Simepar, Flávio Deppe; o chefe do departamento de Hidrologia do Instituto das Águas do Paraná, Paulo Franco; o diretor-superintendente da Ecovia e Ecocataratas, Evandro Viana; o gerente de atendimento ao usuário da Ecocataratas, Marcelo Belão; o chefe da Divisão de Urgências e Emergências da Polícia Rodoviária, Emerson Brummer Machado; a chefe da Divisão de Urgências e Emergências da Secretaria de Estado da Saúde, Beatriz Ferreira Monteiro de Oliveira; o ex-supervisor Geral da Rede Estadual de Emergência de Radioamadorismo, Edair Fraga; o gestor do Projeto Multisetorial para Fortalecimento da Gestão de Riscos e Desastres, José Rubel; e a chefe da Equipe de Licitação do Departamento de Administração de Material (Deam), da Secretária da Administração e da Previdência), Maria Carmen Carneiro de Melo Albanske.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

GALERIA DE IMAGENS