Defesa Civil Estadual recebe alunos da rede municipal de Campina Grande do Sul 22/08/2024 - 19:19
A sede da Defesa Civil Estadual recebeu nesta quinta-feira (22) a visita de 90 alunos da rede municipal de Campina Grande do Sul, município da Região Metropolitana de Curitiba. As crianças, com idades entre sete e onze anos, do Programa PIÁ, que oferece atividades no contra turno escolar para crianças em situação de vulnerabilidade social.
Os estudantes da Escola Municipal Marcos Strapassoni e da Escola Municipal Alessandra Assunção vieram para a capital conhecer de perto as atividades de monitoramento, prevenção e atuação em desastres realizadas pelo Governo do Paraná.
Por meio de uma parceria com a defesa civil do município, eles recebem na escola, diversas informações de educação preventiva de desastres. A visita ao centro de monitoramento em Curitiba complementa o trabalho desenvolvida pelo projeto, como destaca o coordenador da defesa civil de Campina Grande do Sul, Armando Figueiredo. “Queremos fazer com que essas crianças sejam multiplicadoras deste conhecimento. Nós temos algumas áreas de risco e vários alunos moram nestes locais. Eles precisam estar preparados, ensinamos inclusive a montar um kit de emergência se precisar ir para um abrigo. Também orientamos como fazer o plano familiar de emergência”, destaca.
Saber como agir em caso de incêndio, observar locais para rota de fuga em casa ou na escola também fazem parte dos assuntos tratados com as crianças. “Com a previsão de maior frequência de eventos extremos conversamos sobre os desastres naturais e aqui eles podem conhecer como é feito o monitoramento até a emissão dos alertas divulgados para população”, completa Figueiredo.
Entusiasta da cultura de prevenção, a professora Nerli Oliveira também se junta aos alunos no aprendizado das noções básicas de segurança. “Nós adultos não tivemos todas essas orientações. Nessa semana eles receberam como atividade um mapa para desenhar a própria casa e fazer uma rota de fuga, eu levei como lição pra fazer na minha, aprendem eles e nós também!”, diz a professora.
“Visitas como esta de hoje fazem parte da nossa missão de divulgar os princípios de prevenção e mitigação de riscos. Estes ensinamentos marcam os alunos, eles virem aqui na coordenação ver como monitoramos o estado, avaliamos as previsões é uma rica experiência”, declara o assessor de comunicação da Defesa Civil Estadual, Cap. Marcos Vidal.