DONATIVOS COMEÇAM A CHEGAR AOS QUARTÉIS DO 4º GB 18/01/2011 - 15:20

Aos poucos os donativos às vítimas da chuva no Rio de Janeiro começam a ser entregues nos quartéis do Corpo de Bombeiros de Cascavel. Com mais entidades entrando na campanha, os organizadores acreditam que em poucos dias o montante seja triplicado. Os quartéis estão abertos para recolhimento das doações diariamente, inclusive nos fins de semana, das 7h às 21h. Como muitos desabrigados não têm onde cozinhar, devem ser destinados alimentos não perecíveis prontos para consumo como enlatados, barras de cereais, leite em embalagem longa vida e bolachas. A população também pode ajudar com água potável, fraldas infantis e geriátricas, colchonetes, cobertores, materiais de limpeza e de higiene pessoal. Roupas, calçados, móveis e colchões não estão sendo recebidos no momento, pois é preciso atender as necessidades mais urgentes dos atingidos. “Por enquanto também não estamos precisando de voluntários, mas assim que acumule mais doações talvez seja necessário, principalmente para o carregamento e transporte das doações”, disse o comandante operacional do Corpo de Bombeiros em Cascavel, capitão Antonio Schinda. De Cascavel os donativos seguirão para Curitiba e de lá ao Rio.

NAS RODOVIAS
A PRF (Polícia Rodoviária Federal) também entrou na campanha de recolhimento de doações para os desabrigados do Rio de Janeiro. Todos os postos de fiscalização nas rodovias estão recebendo os donativos e pontos de arrecadação foram instalados em redes de supermercados de Cascavel.

DINHEIRO
Doações em dinheiro podem ser feitas na conta da Defesa Civil do Rio de Janeiro, na Caixa Econômica Federal número 2011-0, agência 0199, operação 006.(Neo Gonçalves)

SOLIDARIEDADE
A AMIC (Associação de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Oeste do Paraná) mobiliza os empresários para arrecadar donativos, em Cascavel. Ontem foi anunciada a parceria com a Defesa Civil e o 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros. “Pretendemos mobilizar a classe empresarial para obtermos o máximo de donativos para as famílias atingidas por esse triste episódio. Sem dúvida contaremos com o apoio do setor para ajudar os desabrigados”, afirma Carlos Augusto Martini, presidente da Amic. Foram montados pontos de coletas na Amic, na Rua da Lapa, no Centro da cidade, e nos quatro quartéis do Corpo de Bombeiros, que ficam no Bairro Cancelli, no Bairro Pioneiros Catarinenses, no Bairro São Cristóvão e no Centro. A previsão é de que, a partir desta semana, sejam entregues os primeiros donativos doados pelos moradores de Cascavel. Quem não tiver como levar as doações nos pontos de coletas pode ligar para a Defesa Civil, pelo 199. Serão disponibilizados veículos para buscar os donativos. “Sugerimos que os moradores se organizem, arrecadem as doações com a vizinhança e solicitem o veículo para buscar os donativos”, diz Algacir Portes, chefe da Defesa Civil.
(Josimar Bagatoli)

Fonte: Jornal Cascavel