DESMORONAMENTO DE CORTINA DE CONTENÇÃO EM OBRAS DE FUNDAÇÃO DE EDIFÍCIO EM MARINGÁ 07/04/2009 - 08:40

A 5ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil (COREDEC) juntamente com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Maringá (COMDEC) atenderam ontem a um caso de desmoronamento de terras na Rua Mário Clapier Urbinatti, no Jardim Universitário, próximo à UEM, neste domingo (5) por volta das 19:00 horas. O acidente ocorreu por volta das 18:00 horas quando o Corpo de Bombeiros foi chamado para atender a um desmoronamento onde a cortina de contenção das obras de fundação de um edifício em construção havia entrado em colapso após as chuvas do domingo à tarde. Com uma profundidade de sete metros, a enxurrada penetrou no solo fazendo deslizar toda a calçada junto com as colunas de concreto que tinham mais onze metros enterradas além da base, não suportaram o peso da terra, rompendo juntamente com a viga de travamento e jogando para dentro das escavações: calçada, tapume, árvore, poste de energia elétrica e orelhão telefônico, rompendo ainda cabos de telefonia e as redes de água e esgoto da Sanepar que ficaram vazando durante horas.
Felizmente não houve vítima. Mas a cratera ficou com quase um metro de água e de resíduos de esgoto. A rua foi interditada naquele trecho da quadra e uma grande multidão se juntou. A Guarda Municipal ficou fazendo a segurança do local a noite toda.
Na manha desta segunda feira, acompanhada dos engenheiros da COMDEC e da Construtora, a Defesa Civil voltou ao local a fim de analisar a existência de risco para as edificações localizadas na divisa com a obra, tendo sido sugerido a interdição da rua até o final da retirada dos entulhos e conclusão da obras de arrimo para a calçada, bem como o desvio do excesso de águas pluviais com utilização de lonas plásticas e areia, assim como a proteção do restante da cortina de contenção com lonas plástica e acompanhamento diário do comportamento das edificações circunvizinhas.

Cap. Jair Pereira
Chefe da B-8/5ºGB