DER-PR libera para tráfego pista da PR-459, em Mangueirinha 16/07/2014 - 10:29

Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) liberou para tráfego nesta segunda-feira (14) a pista na PR-459 (km 36), na região da Usina de Salto Segredo, em Mangueirinha, no Sudoeste. A rodovia estava somente com meia pista, devido ao deslizamento da pista que ocorreu na região no início de junho. As equipes contratas pelo DER-PR fizeram a recuperação do local para possibilitar a liberação total do trecho.

Para executar o serviço e preencher o buraco da pista, foram usados 70 caminhões com 8m³ de pedras. O DER-PR alerta os motoristas que, atualmente, as equipes estão trabalhando ao longo de outras rodovias que foram afetadas pelas chuvas, na região Sudoeste. Já foram retirados mais de 8.200 m³ de terras.

“São mais de 50 funcionários e 27 máquinas trabalhando para recuperar os locais afetados. Por isso, os usuários e motoristas devem ficar atentos às sinalizações que indicam obras na pista, para evitar possíveis transtornos”, alerta o superintendente da regional Oeste do DER-PR, Nelson Farhat.

PR- 473 (Quedas do Iguaçu) – A rodovia PR-473 está com sete pontos afetados. No km 77, houve escorregamento de bueiro, no km 78 a pista cedeu e no km 73 o acostamento sofreu danos. Neste locais, os projetos já estão sendo executados e as obras emergenciais estão sendo feitas.

Nos kms 63, 65,68 e 69 houve escorregamento de aterro e quedas de barreira e as pistas estão totalmente interditadas. O desvio está sendo por uma estrada municipal à direita, que já está sinalizado. As equipes também estão trabalhando em outros trechos, na retirada de barreiras.

PR-180 (Boa Vista da Aparecida) - Na PR-180 , a rodovia está interdidata. As equipes começaram a fazer a sondagem para elaboração do projeto. O desvio está sendo feito por uma estrada rural, próximo ao trevo da entrada da cidade. Outros trechos estão com afundamento de pista e quedas de barreiras. Os serviços estão sendo feitos na retirada do asfalto danificado para iniciar a nova camada. O trânsito está em meia pista com sinalização de pare e siga.

PR-484 (Três Barras) – Em Três Barras, na PR-484, as equipes estão trabalhando na retirada das barreiras na pista. O trânsito flui normal. Os motoristas devem ficar atentos no km 167, pois há máquinas trabalhando na retirada de barreiras na terceira faixa.

PR-280 (Palmas) - O DER-PR irá abrir uma licitação para contratação de uma empresa que recuperará os trechos mais críticos da PR-280, em Palmas. O investimento previsto é de R$ 15 milhões. Após a conclusão dos serviços, o DER-PR estuda a contratação de uma empresa para a conservação total da rodovia. Atualmente, há equipes trabalhando com serviços de tapa-buraco.