Curso trata de prevenção e atendimento em situações de risco 20/02/2018 - 09:45

Fazer com que os agentes ligados à Defesa Civil estejam cada vez mais aptos para prevenir e atender situações de risco é o objetivo da capacitação que começou nesta segunda-feira (19/2), no Centro de Formação e Desenvolvimento Profissional da Guarda Municipal, no bairro Cidade Industrial. O evento é o segundo promovido na gestão Rafael Greca e atraiu interessados do interior do Estado.

“Esse tipo de atividade reforça o compromisso da administração municipal com o bem-estar das pessoas e, mais uma vez, Curitiba demonstra ser referência, também nesta área”, observa o secretário municipal da Defesa Social, Guilherme Rangel.

As aulas vão até a próxima sexta-feira (23/2) e reúnem guardas municipais, servidores das administrações regionais de Curitiba, agentes da Defesa Civil da Região Metropolitana e voluntários, além de gestores públicos de outros municípios. Eles vêm atraídos pelas aulas sobre como agir em situações envolvendo produtos perigosos, riscos em edificações, emergências clínicas (como desmaios, infartos e convulsões), inundações e incêndios, salvando vidas e preservando o patrimônio. Ao todo, serão 40 horas de treinamento.

Os temas são abordados por especialistas e engenheiros da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros e tratam da gestão de riscos por meio da elaboração de planos de emergência e da aplicação do Sistema de Comando de Incidentes (SCI).

“O SCI é a ferramenta de gerenciamento de riscos usada internacionalmente para reduzir o impacto de ocorrências relacionadas ao meio ambiente e à segurança pública sobre a população”, explica o coordenador da Defesa Civil de Curitiba, Nelson de Lima Ribeiro, que dará a aula sobre o tema e destaca a importância da participação da comunidade. “Os moradores precisam estar preparados e colaborar porque o poder público não pode agir sozinho. Ter representantes em um evento como esse, pensado para o bem-estar coletivo, é uma alternativa”, aponta.

Além das aulas teóricas, haverá práticas de emergência, com simulados em SCI; avaliação de estruturas e gestão de produtos perigosos.

Inscritos vêm de longe

A gestora de projetos e convênios do município de Marilândia, Kelly Zanlorenzi, participa da atividade. “Estamos aqui por necessidade de conhecer mais o assunto. Nossa população, de 9 mil habitantes, espera muito de nós e isso é evidente quando surgem os problemas decorrentes da chuva intensa”, conta Kelly. Como ela, os secretários municipais Laudemir Peres (Desenvolvimento Econômico) e Mauro Dias (Obras Públicas) viajaram 340 quilômetros para participar. “Há dois anos choveu 530 milímetros em três dias e sofremos muito por causa de pontes. Queremos estar melhor estruturados se acontecer de novo”, comenta Peres.

Coordenadora da Defesa Civil de Quitandinha, a professora e presidente do Conselho de Segurança local, Inês Bernadete Rodrigues, estava ansiosa pela oportunidade. “Vou aproveitar para tirar dúvidas antes que a nossa capacidade de atendimento precise ser testada”. Do mesmo modo que o grupo de Marilândia, Inês teme um possível período de chuva intensa. “Temos um rio (Rio da Várzea) que passa bem no meio da cidade e temos que estar preparados para lidar com essa condição”, justifica.


Programação do Curso de Gerenciamento e Proteção e Defesa Civil

Dia 20

Manhã: SCI

Tarde: Simulado em SCI



Dia 21

Manhã: Primeiros socorros (aula prática)

Tarde: combate a incêndio



Dia 22

Manhã: Comissão de Segurança em Imóveis (Cosedi)

Tarde: prática e avaliação Cosedi



Dia 23

Manhã: produtos perigosos

Tarde: simulado em produtos perigosos

Horário: das 8 às 12h e das 13 às 17


Fonte: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/curso-trata-de-prevencao-e-atendimento-em-situacoes-de-risco/45060

GALERIA DE IMAGENS