Corpo de Bombeiros recebe novos equipamentos da Coordenação Estadual de Proteção e Defesa Civil 17/07/2017 - 20:20

O Corpo de Bombeiros do Paraná recebeu novos equipamentos da Coordenação Estadual de Proteção e Defesa Civil, dentre eles linhas VOIP, notebooks, tablets, estações de trabalho e equipamentos para videoconferência. A entrega foi feita na tarde desta segunda-feira (17/07) na sede da instituição em Curitiba (PR). Os materiais fazem parte do investimento do Governo do Estado que recentemente repassou aos bombeiros militares novas viaturas, conjuntos de salvamento em águas rápidas (enxurradas, inundações, cabeça d’água), inclusive barcos, além de conjuntos para busca e resgate em situações emergenciais decorrentes de desastres naturais, como desabamentos, deslizamentos, incêndios, furacões e vendavais.

Participaram do evento o Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil e Secretário Chefe da Casa Militar da Governadoria, coronel Elio De Oliveira Manoel, o Subcomandante do Corpo de Bombeiros e respondendo pelo comando da unidade, coronel Fábio Mariano de Oliveira, o Coordenador Executivo de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Edemilson de Barros, além de oficiais do Corpo de Bombeiros.

Segundo o Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil e Secretário Chefe da Casa Militar da Governadoria, coronel Elio De Oliveira Manoel, a entrega dos materiais faz parte do investimento do Governo do Estado com a segurança pública e a infraestrutura. “O Corpo de Bombeiros precisa destes equipamentos em suas regionais, pois sempre dá o apoio necessário nos momentos que é chamado para atender algum desastre na área de Defesa Civil. Nada mais justo do que dar o suporte para que a instituição possa fazer o seu melhor”, afirma.

De acordo com o Coordenador Executivo de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Edemilson de Barros, os novos equipamentos serão destinados para 15 regionais do Corpo de Bombeiros. “Já utilizamos um sistema que inclusive foi premiado pela ONU como um dos melhores relacionados a Defesa Civil da América. Estamos suprindo nossas unidades com uma infraestrutura de tecnologia para que operem da melhor forma, fazendo uma gestão dos desastres diretamente nos locais onde acontecem”, explica.

Ao todo, foram entregues 130 linhas VOIP (linha telefônica via internet), 32 notebooks, 60 tablets, 34 estações de trabalho e 16 equipamentos para videoconferência. “Nosso foco principal é a prevenção. Investimos muito nisso e uma amostra são todos esses equipamentos que estão direcionados para o desenvolvimento das ações. Buscamos o mapeamento de áreas de risco por meio de sistemas que possam fortalecer cada vez mais a estrutura de Defesa Civil do estado do Paraná”, acrescentou o tenente-coronel Barros.

Além do Comando do Corpo de Bombeiros e outras unidades da Capital do estado, os materiais serão entregues para as regionais de Ponta Grossa, Londrina, Cascavel, Maringá, São José dos Pinhais, Paranaguá, Foz do Iguaçu, Ivaiporã, Pato Branco, Francisco Beltrão, Apucarana, Guarapuava e Umuarama. “O Governador Beto Richa tem investido em viaturas, equipamentos e capacitação dos nossos militares estaduais para melhorar ainda mais a instituição. Os bombeiros estão atendendo os desastres e fazendo frente às necessidades da população em momentos difíceis, prestando um serviço bom e melhor à comunidade”, destacou o Subcomandante do Corpo de Bombeiros e respondendo pelo comando da unidade, coronel Fábio Mariano de Oliveira.

Fonte: Por Marcia Santos - Jornalista PMPR