Coordenadorias Regionais de Defesa Civil – Coredec's de Cascavel, Umuarama e Francisco Beltrão realizam capacitações do Programa Brigada Escolar. 24/09/2012 - 15:40

Seguindo com o cronograma do Programa Brigada Escolar que é promovido pela Divisão Defesa Civil Estadual - DDC em parceria com Núcleos Regionais de Educação – NRE e Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária - BPEC, ocorreram na semana passada as capacitações nas cidades de Cascavel, Umuarama e Francisco Beltrão.

O programa visa proporcionar aos professores, diretores, funcionários, conhecimento sobre combate a princípios de incêndio, primeiros socorros e meios de abandono. Após a capacitação presencial os brigadistas passam ainda por um curso que é realizado pela escola de governo no formato Educação a Distância – EAD.

Cascavel - A primeira capacitação foi realizada nos dias 17 e 18 no colégio Presidente Castelo Branco, município de Cascavel. O curso contou com a presença de dez escolas num total de 30 pessoas, que participaram de um período de formação de 16 horas/aula. Posteriormente, serão realizadas mais oito reuniões em Toledo o que encerrará o ciclo de capacitação de gestores locais desta regional.

Com relação a área de abrangência do 4° Coordenadoria Regional de defesa Civil - 4ª Coredec, serão realizadas ainda outras reuniões nas regionais de ensino de Cascavel e também na cidade de Assis Chateaubriand, encerrando desta forma as capacitações iniciais e permitindo o fluxo do programa para as demais etapas do processo.

Umuarama – A capacitação ocorreu nos dias 18 e 19 de Setembro, no auditório do Serviço Social do Comércio – SESC, participaram 20 pessoas (Diretores, pedadogos e funcionário das escolas) de 13 escolas das cidades de Umuarama e Xambrê, para encerrar a atividade foi realizado um simulado do Plano de Abandono do Colégio Estadual Tiradentes, com 250 (duzentos e cinquenta) alunos.

Francisco Beltrão - As oficinas ocorreram na Sede 3º Subgrupamento de Bombeiros Independentes – 3° SGBI nos dias 20 e 21 de Setembro, com a participação de 32 representantes de colégios dos 27 municípios que fazem parte do Núcleo Regional de Educação – NRE de Francisco Beltrão. O plano de abandono ocorreu no Escola Estadual Vicente de Carli, com a presença de aproximadamente 350 alunos.