Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, realiza reunião sobre o Reestabelecimento das Condições de Acessibilidade na Região da “FLORESTA” – no Litoral Paranaense 18/05/2017 - 18:10

No início de maio deste ano foi estabelecido um grupo de trabalho com a participação do IAP, Instituto das Águas do Paraná, Defesas Civis Estadual e Municipal, Secretarias Municipais do Meio Ambiente de Paranaguá e Morretes e Ecovia, com o fim de realizar estudos para garantir a acessibilidade na comunidade de Floresta, que abrange os municípios de Paranaguá e Morretes. O grupo deve analisar a vazão dos rios Jacareí e Piraquara para apontar qual a solução mais eficaz a ser adotada para possibilitar a durabilidade/perenidade da estrada de acesso à localidade da Floresta, bem como do acesso da Floresta “de baixo” (na área de planície) à Floresta “de cima” (na área montanhosa).
Nesta reunião, foram abordadas as ações realizadas pelo Instituto das Águas do Paraná na região, analisando o panorama pós desastre “Águas de Março”, ocorrido em 2011. Dentre as ações de fundamental importância destacadas está a limpeza do rio Jacareí, que deve ser tomada como prioridade. Além disso, há outras ações estruturais como a limpeza de bueiros que possibilitem a correção do fluxo dos rios da localidade, uma vez que, devido ao desastre, o fluxo do rio Piraquara passou a aumentar a vazão do rio Jacareí, intensificando o risco para a população local.
O processo de ação para o local consiste em estabelecer uma seção do rio onde será feita a retirada de material assoreado. Há preocupação com a erosão, que é um processo natural das encostas e prevê intervenções rotineiras, não obstante o projeto de retirada de areia no vão central do Rio Jacareí será feito de modo que preserve suas margens de erosão pelo desassoreamento.
Já foram iniciados os trâmites para aprovação e execução dos projetos, que deverá passar por análises orçamentárias e jurídicas antes da sua efetiva execução.
O estudo de intervenção final do local deverá ser apresentado pelo Instituto das Águas ao grupo até a data de reunião com os residentes da comunidade de Floresta, no início de junho.
Compareceram à reunião o coordenador executivo da Defesa Civil,Ten.-Cel. Edemilson de Barros, representantes do Instituto das Águas do Paraná, Everton Souza e Jeferson Scheifer, representantes da Prefeitura Municipal de Morretes, Mariana Moscardi e Elaine Delay, representantes da Prefeitura Municipal de Paranaguá, Raphael Rolim de Moura e João Carlos da Silva e os representantes da ECOVIAS, Alexandre Santos e Fabiano Penteado.