Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil oferece treinamento para a 4ª Regional de Defesa Civil – Cascavel. 29/05/2017 - 15:20

Nos dias 23 e 24 de maio a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil realizou treinamento com a 4ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil - Cascavel sobre as ferramentas do Sistema Informatizado de Defesa Civil do Paraná - SISDC.
Durante o treinamento foram abordados diversos assuntos relacionados à Defesa Civil do Paraná, como a apresentação geral do sistema e demonstração da funcionalidade do BI, bem como o processo de cadastramento de ocorrências e de decretação de Situação de Emergência e Estado de Calamidade Pública, baseados na instrução normativa que estabelece os critérios. Foram também apresentados os procedimentos a serem feitos por municípios e regionais para adquirir materiais de ajuda humanitária para auxiliar as famílias afetadas pelos desastres, incluindo o funcionamento do controle destes materiais através do SISDC. Outra funcionalidade apresentada foi o Plano de Contingência Online, sendo apresentados os aspectos mais relevantes de cada um dos formulários que compõem o plano, bem como a atuação dos voluntários junto à Defesa Civil.
Os representantes da 4ª CORPDEC também aprenderam sobre os aspectos relativos à prestação de contas, cartão pagamento, plano detalhado de resposta, plano de trabalho, e outras ferramentas necessárias para que o município possa receber o auxílio federal.
Esta atualização é de extrema importância para o trabalho executado pela Defesa Civil Estadual e regional juntos aos municípios, de maneira que estes estejam alinhados e preparados para os desastres. Assim, os municípios que pertencem à jurisdição da regional terão garantido suporte técnico necessário à implementação dessas ações de prevenção e de resposta a desastres.
Fonte: Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil.