Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil faz parte do ECADEC 2017- (Exercício Conjunto de Apoio a Defesa Civil) que teve início na data de hoje
na cidade Petrópolis – RJ.

03/08/2017 - 15:30

A Coordenadoria Estadual de proteção e Defesa Civil do Paraná está participando do Exercício Conjunto de Apoio à Defesa Civil 2017 (Ecadec). O evento, que trata de um simulado interno, tem como objetivo testar, aprimorar e difundir a atuação das Forças Armadas em conjunto com a Defesa Civil em situações de emergência e apoio à população.

O Ecadec está sendo realizado entre os dias 31 de julho e 4 de agosto.

O Secretário Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel Élio de Oliveira Manoel, o Coordenador Executivo de Proteção e Defesa Civil, Tenente-Coronel Edemilson de Barros, o Comandante do 4º Grupamento de Bombeiros de Cascavel-PR, Tenente-Coronel Fernando Raimundo Schunig e a Auxiliar B-8 do 8º Grupamento de Bombeiros de Paranaguá, 1ª Tenente Turra, estão presentes no evento representando a Defesa Civil do Paraná.

O Ecadec é coordenado pelo Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), por meio da Chefia de Operações Conjuntas. Tem por finalidade verificar os procedimentos e medidas adotadas pelo Ministério da Defesa, com vistas a atender o artigo 16, da Lei Complementar n° 97/1999, que atribui subsidiariamente as Forças Armadas a cooperação com a Defesa Civil.

O exercício está sendo realizado no 32° Batalhão de Infantaria Leve, o Batalhão Dom Pedro II, em Petrópolis.Os Coordenadores Estaduais e Municipais envolvidos no simulado farão o repasse dos conhecimento aprendidos as respectivas Secretarias Estaduais e Municipais de Defesa Civil.

Como resultado do exercício espera-se o aperfeiçoamento de normas e maior integração entre as organizações participantes.

O exercício utiliza um sistema em rede, similar a jogos de guerra, não empregando tropas no terreno. Serão simulados de inundações, de
deslizamentos de terras e de obstrução de estradas, entre outros. Tudo isso com o apoio do software “Combater”, do Exército Brasileiro.

Caberá às Forças Armadas, sob um comando conjunto e de forma coordenada, complementar as ações da Defesa Civil com ações de busca e
resgate, remoção e apoio a desabrigados e desalojados, interdição e desobstrução de vias, descontaminação química, entre outras ações. A atividade almeja testar a sistemática dessa cooperação.

O objetivo do Ecadec é preparar as Forças Armadas estruturalmente, para que tenham condições de apoiar as cidades que, eventualmente, possam vir a sofrer com desastres e calamidades.

“Defesa Civil, Somos todos Nós”