Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil divulga balanço das ações em 2017 15/12/2017 - 15:30

A poucas semanas para o início de 2018, integrantes da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná e do CEPED-PR (Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres) se reuniram para realizar um balanço de suas ações em 2017 durante a tradicional confraternização de fim de ano.

O secretário chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná, Coronel Élio de Oliveira Manoel, o Tenente-Coronel Edemilson de Barros, Coordenador Executivo de Proteção e Defesa Civil do Paraná, assim como os chefes das seções da Defesa Civil e o Diretor do Centro Universitário, Capitão Eduardo Pinheiro, estiveram presentes no almoço em Quatro Barras, região metropolitana de Curitiba.

Para militares, profissionais que atuam no setor e bolsistas do CEPED-PR, o Coronel Élio falou que as metas de todos os projetos previstos para 2017, foram cumpridas. E comentou que, em breve, o CEPED deve ganhar vida própria.

O secretário também falou sobre os R$ 30 milhões de reais investidos em vários projetos para atender às necessidades da população paranaense.

O Tenente-Coronel Edemilson de Barros destacou as transformações ocorridas a partir de 2011, quando iniciou a gestão do governador Beto Richa, em todos os setores do governo, inclusive na Defesa Civil. Em 2015, no Japão, o sistema paranaense de gestão de situações de desastres, o SISDC – Sistema Informatizado de Defesa Civil,ganhou o prêmio que foi concedido pelo Escritório de Estratégia Internacional para Redução de Desastres da ONU.

O sistema paranaense foi considerado o melhor das Américas para a gestão interna de desastres, sendo o único projeto brasileiro premiado na campanha global da Organização das Nações Unidas “Construindo Cidades Resilientes”.

Em 2017 o desenvolvimento tecnológico foi mais uma vez destaque no cenário nacional de gerenciamento de desastres, com a inauguração do Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres – CEGERD e, também com a implementação da nova ferramenta de envio de mensagens por SMS contendo alertas de eventos meteorológicos severos para a população do Estado do Paraná.

Outras ações estruturadas pela Defesa Civil do Estado do Paraná geraram investimentos que permitem prever a execução de novos projetos.

Além daqueles já foram concluídos, a Defesa Civil e CEPED-PR vão encerrar o ano com vários projetos em andamento.

Por Sara Carvalho, Assessoria de Comunicação CEPED-PR

(Fonte: http://xoops.celepar.parana/v3/gov_defesacivil)