Coordenadoria Estadual de Defesa Civil realiza reunião sobre o mapeamento de risco do Litoral 19/03/2012 - 16:40

Dia 15 de março, quinta-feira, foi realizada uma reunião organizada pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) e 8ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil (COREDEC) envolvendo os vários órgãos do governo envolvidos nas ações de resposta e de reconstrução do evento Águas de Março, acontecido em 2011.

A intenção da reunião era a demonstração, por parte de cada órgão, das ações realizadas para a reabilitação do cenário atingido pelo desastre. Cada órgão realizou uma explicação sucinta e geral das ações desempenhadas por eles, sendo que, após cada explicação era possibilitada a realização de perguntas visando a compreensão e transparência da atuação das entidades.

Os pontos altos da reunião foram a apresentação da MINEROPAR e da CEDEC. A MINEROPAR demonstrou seus trabalhos quanto ao mapeamento de risco constituído até o momento e os trabalhos que devem prosseguir em seu desenvolvimento, visando subsidiar com novos dados, ações de prevenção e preparação das comunidades do Litoral. A CEDEC, apresentou as medidas que foram, tem sido, e serão adotadas para a capacitação da resiliência aos eventos desastrosos pelos municípios do Litoral do Paraná, como, por exemplo, métodos de monitoramento de clima e treinamentos das comunidades em áreas de risco.

A reunião possibilitou ainda a apresentação de algumas sugestões visando a melhoria dos sistemas de prevenção e preparação - que consequentemente influenciam na resposta dos órgãos competentes -, evidenciando a crescente preocupação com as ações preventivas e preparativas pelas comunidades, indicando a evolução do sistema de Defesa Civil no Paraná, e mais especificamente, na região do Litoral.

Asp. Of. BM Marcos Vidal da Silva Júnior
Oficial de Comunicação Social do 8º GB