Coordenadoria Estadual de Defesa Civil participa reunião intersetorial de combate à dengue 14/11/2008 - 17:25

O comitê intersetorial é composto pelas 22 Regionais de Saúde do Estado, Ministério Público, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil – CEDEC, entre outras secretarias e órgãos estaduais e municipais.
A reunião, que contou com transmissão por meio de webconferência discutiu, sob a presidência do Secretário Gilberto Martin, a situação da dengue no Estado do Paraná, as principais preocupações da Secretaria em relação ao ano de 2008, planos e prioridades para 2009, bem como as diretrizes de combate à dengue. Principalmente a desmobilização dos agentes e população, um dos principais tópicos ressaltados pelo Secretário durante sua explanação.

A CEDEC-PR esteve presente reunião, representada pelo Maj. Osni José Bortolini, Chefe da Divisão de Defesa Civil, que comentou sobre a participação do Defesa Civil nas futuras ações para o combate e controle da dengue no Paraná. A Defesa Civil irá auxiliar a SESA em todas as atividades de prevenção e inclusive na realização de mutirões nos municípios que apresentarem maiores índices de casos notificados da doença.

Estatísticas

De acordo com o último boletim publicado pela SESA, o Estado do Paraná teve 737 casos confirmados da doença e 15.717 casos suspeitos, no ano de 2008. Em contrapartida, no mesmo período do ano de 2007, foram registrados 24.566 casos confirmados da doença, e 45.450 suspeitos.
Diante desses números apresentados, no ano de 2008 ocorreu uma significativa queda de 97 % dos casos confirmados da doença, e 65,86% de redução do índice de casos suspeitos.
Isso se deve ao fortalecimento das ações intersetoriais, e ao grande esforço e engajamento de todos os segmentos da sociedade.

Defesa Civil somos todos nós.