A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil participa junto a Secretaria Nacional de Defesa Civil do treinamento de prevenção a desastres naturais em Sergipe. 24/04/2013 - 11:05

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Paraná (Cedec-PR) realizou uma Oficina de Preparação para Desastres com a participação como instrutor do Tenente QOPM Schena. Do dia 16 a 19 de abril gestores em Defesa Civil receberam orientações eminentes de como agir em casos de eventos desastrosos, que aconteceu na capital de Sergipe, em Aracaju.

Dos diversos temas que a Oficina abordou, os temas em destaque foram o de plano de contingência, tramitação de recursos do Governo Federal e o uso do Cartão de Pagamento de Defesa Civil.

Após a Oficina, aconteceu na tarde de sábado (20), o Simulado de Preparação para Desastres Naturais, realizado pelo Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec).

Aproximadamente 100 pessoas das ruas Alto do Xavier e Oscar Ribeiro, que constam da lista de áreas de risco do município, aprenderam como agir diante da possibilidade proeminente de um deslizamento de terra.

O Alto do Bonfim é um local com risco real de deslizamento de encosta porque o morro foi tomado por construções irregulares, erguidas em pontos indevidos. Para tanto, a área foi escavada e a proteção vegetal natural, destruída. "Nunca teve isso aqui em Laranjeiras, um treinamento onde as pessoas viessem explicar pra gente como agir na hora do desespero. Sempre vi esse tipo de coisa acontecendo no Rio ou em São Paulo, mas só pela televisão. Que bom que vieram porque essa foi uma ação muito importante", declarou a dona de Casa Maria Domingas, 37 anos, há 16 morando na área de risco cujos moradores foram capacitados.

Durante a ação simulada, os moradores dos locais afetados foram evacuados das casas e levados para a Escola Municipal Zizinha Guimarães, onde foi montado o centro de comando da crise e um abrigo para os afetados pelo desastre. A principal orientação dada: sair de casa com os familiares e o mínimo de pertences possível, já que a prioridade é salvar as vidas.

Na escola, representantes dos órgãos públicos envolvidos e também da sociedade civil organizada, a exemplo do Conselho Regional de Psicologia, traçavam as próximas ações e orientavam as pessoas sobre como proceder. Salas para cadastro dos desabrigados; para orientações psicológica e social; e com colchonetes para acolher os desassistidos foram montadas no Zizinha Guimarães, além de um espaço com atividades lúdicas para atrair e prender a atenção das crianças, conforme orientações passadas pela Defesa Civil Nacional.

Para Ricardo Galvão, Coordenador da Defesa Civil em Laranjeiras, a cidade ter sido escolhida para um evento dessa importância é motivo de satisfação. Ele garantiu que os ensinamentos serão muito bem aproveitados, afinal de contas, o município tem quatro grandes áreas de risco com características para desastre iminente: Alto do Bonfim, Pastora, Quitalé e Alto do Zé Artur. Porém, um novo e mais detalhado mapeamento desses pontos frágeis será realizado pela coordenação municipal. "A gente vai verificar as falhas que ocorreram neste simulado para, no dia que não for mais só um treinamento, estarmos bem preparados para salvar vidas", garantiu o coordenador.

Com este treinamento em Laranjeiras, o Ministério da Integração Nacional finalizou o ciclo de simulados no Nordeste. Nos próximos meses, a Defesa Civil Nacional vai levar a capacitação à população das regiões Norte, Centro-Oeste, Sul e Sudeste.