Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Paraná realiza 1º Simpósio de Grupos de Voluntários. 19/12/2011 - 17:20

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil – CEDEC realizou neste sábado (17 de novembro) o 1º Simpósio de Grupos de Voluntários com a presença de grupos de voluntários, voluntários individuais e representantes de 32 entidades, num total de mais de 130 pessoas.

Com os seguintes palestrantes e assuntos:
Major Antonio Geraldo Hiller Lino, Coordenador Operacional/CEDEC – Informações gerais da CEDEC e a importância do trabalho realizado pelos voluntários.

Rogério da Silva Felipe- MINEROPAR: Risco da Porção do Litoral. Os eventos no Brasil, as principais cidades atingidas pelas fortes chuvas nos últimos tempos, características do solo do Litoral Paranaense e Mata Atlântica.

Cap. Eduardo Pinheiro Gomes, chefe seção Planejamento/ CEDEC - Estrutura de Defesa Civil, definição de desastre, aspecto global de Defesa Civil e situação de Antonina.

Cap. Romero Nunes da Silva Filho, chefe seção Operacional/ CEDEC- Cadastro dos grupos de voluntários e voluntários individuais.

Foi destacada também a realidade atual quanto ao risco de desastres, no litoral paranaense, mobilização dos voluntários por intermédios dos grupos, divisão de tarefas, ações preventivas e treinamento e capacitação de voluntários.