Coordenadores de Defesa Civil participam de Workshop 07/12/2012 - 17:16

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Paraná – Cedec, em conjunto com a Secretaria Nacional de Defesa Civil - Sedec, realizou nos dias 03 e 04 de dezembro, na Sede da Associação da Vila Militar um encontro com representantes de Coordenadorias Municipais de Defesa Civil – Comdec, aquelas que tiveram maiores ocorrências de desastres ocasionados pelas chuvas.

No encontro foram realizadas oficinas relacionadas com plano de chuvas da região sul e sudeste, segundo levantamento realizado pela Sedec – Governo Federal. Para ministrar as oficinas foram enviados quatro integrantes da secretaria nacional de defesa civil.

Os temas abordados nas palestras foram: Plano de ação e atividades da Sedec, Sistema integrado de informações sobre desastres, Plano de contingência de proteção e defesa civil e realização de exercícios simulados e simulado de mesa.

Plano de Contingência on line – A palestra foi ministrada pelo Capitão Romero, chefe da seção operacional da Cedec, que apresentou a metodologia que foi desenvolvida na própria coordenadoria do Estado que possibilita a todos os municípios do Paraná a criação de um plano de contingência virtualmente. Este por sua vez tem o intuito de padronizar e facilitar as ações de todos os gestores municipais. Com isto, os municípios poderão estar melhor preparados para situações desastrosas e de Defesa Civil.