Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná e Secretário Chefe da Casa Militar da Governadoria, Coronel Elio, recebe “Medalha Defesa Civil Nacional” em Brasília 22/11/2017 - 15:16

Hoje, dia 22 de novembro, o Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná e Secretário Chefe da Casa Militar da Governadoria, Coronel Elio de Oliveira Manoel, foi agraciado pelo Ministro da Integração Nacional com a “Medalha Defesa Civil Nacional”, no Grau Comendador, em reconhecimento aos serviços prestados ao País em assuntos de Defesa Civil.

A solenidade ocorreu no auditório da Procuradoria Geral da República em Brasília, estando o Coronel Elio acompanhado do Coordenador Executivo de Proteção e Defesa Civil do Paraná, Tenente-Coronel Edemilson de Barros.

Em 2015, a Defesa Civil do Paraná foi reconhecida no Japão e o sistema paranaense de gestão de situações de desastres, o SISDC – Sistema Informatizado de Defesa Civil, ganhou o prêmio que foi concedido pelo Escritório de Estratégia Internacional para Redução de Desastres da ONU.

O sistema paranaense foi considerado o melhor das Américas para a gestão interna de desastres, sendo o único projeto brasileiro premiado na campanha global da Organização das Nações Unidas “Construindo Cidades Resilientes”.

Em 2017 o desenvolvimento tecnológico foi mais uma vez destaque no cenário nacional de gerenciamento de desastres, com a inauguração do Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres – CEGERD e, também com a implementação da nova ferramenta de envio de mensagens por SMS contendo alertas de eventos meteorológicos severos para a população do Estado do Paraná.

Com essas e outras iniciativas, a Defesa Civil do Paraná tornou-se referência no Brasil, contando com um sistema diferenciado e atuante nos trabalhos realizados junto à comunidade paranaense.