Coordenador Estadual de Defesa Civil participa do lançamento do livro SICOE 16/06/2009 - 17:20

O Secretário-Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Defesa Civil do Paraná, Coronel Washington Alves da Rosa participou, na noite de segunda-feira (15), do lançamento do livro SICOE – Sistema Integrado de Comando e Operações em Emergência. O evento, apoiado pela CEDEC/PR, foi realizado na sede da AVM – Associação da Vila Militar, em Curitiba e contou com a especial presença da Secretária substituta da Defesa Civil Nacional, Daniela da Cunha Lopes.

Auditório da AVM – Mesa com as autoridades: (esq.p/direita: Professora Patrícia, Major Daniela, Coronel Martins, Coronel Paluch, Coronel Washington, Major Gonçalves e Coronel Witek – Mestre de Cerimônia, Capitão René)

O lançamento do livro, escrito pelo Major do Corpo de Bombeiros Sérgio Gonçalves de Oliveira, que também já ocupou a função de Chefe da Divisão de Defesa Civil do Paraná, coincidiu com a aula inaugural de um Curso de Extensão Universitária, realizado em parceria com a PUC PR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, que leva o mesmo nome do livro.

A Secretária Nacional de Defesa Civil Substituta Daniela, durante a aula inaugural.

A Secretária substituta Daniela proferiu a aula inaugural do curso, apresentando uma visão da realidade brasileira dos desastres e ressaltando a importância dos fluxos de informações. Para Daniela, um dos maiores desastres que existem no país é o da falta de informação, que pode determinar a intensidade dos danos e prejuízos, devido ao fato das pessoas não saberem o que fazer diante das situações anormais.

Prestígio

O evento contou com a participação de vários convidados especiais, além dos alunos que estavam presentes para a aula inaugural. O Prefeito de Quatro Barras, Loreno Bernardo Tolardo, esteve na solenidade além de autoridades do município de Campina Grande do Sul. Os dois municípios formalizaram a assinatura de decretos que instituem o SICOE para gerenciar atendimentos emergenciais.

Major Gonçalves, autor da obra, faz o seu discurso.

Também estiveram presentes o Comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Jorge Luiz Thais Martins, o Presidente da AVM, Coronel Oscar Paluch, o Sub Comandante do Corpo de Bombeiros, o Coronel René Roberto Witek, ex- comandante do Corpo de Bombeiros, representando a Secretaria Municipal de Defesa Social de Curitiba, o Coronel Ercules Donadello, a professora Drª Patrícia Sottoriva, da PUC PR, o Sub Chefe da Casa Militar, Major Mauro Celso Monteiro, o Comandante do Regimento de Polícia Montada da PMPR, Tenente Coronel Heraldo Regis Bório da Silva. Também houve presença maciça de Oficiais e Praças da reserva do Corpo de Bombeiros, inclusive ex-Comandantes, o que incrementou o evento com a oportunidade criada para que vários amigos e colegas se revissem.

Cel Washington, Major Gonçalves, Major Daniela, Cel Martins e Cel Paluch, durante o coquetel

SICOE

O SICOE – Sistema Integrado de Comando e Operações em Emergência foi instituído pelo Decreto Estadual 6.416, em 11 de outubro de 2002. O Major Gonçalves, a partir do teor do decreto, escreveu o livro de nome idêntico ao sistema. O livro faz parte de uma série de publicações da AVM, que tem dedicado esse trabalho incentivando publicações técnicas escritas por Policiais e Bombeiros Militares. Logo após a aula inaugural os exemplares comercializados ganhavam exclusiva dedicatória e assinatura do autor, que estava acompanhado da sua família.
O curso SICOE acabou surgindo de um alinhamento de ideias entre a professora Patrícia e o próprio Major Gonçalves. As vagas da primeira turma desse curso foram preenchidas por integrantes das COMDEC – Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Campina Grande do Sul, de Quatro Barras, além dos integrantes das oito COREDEC – Coordenadoria Regional de Defesa Civil.
O curso ocorre durante esta semana. Informações sobre o curso podem ser obtidas no site: www.pucpr.br/cursos/extencao.

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Paraná